Por mais de 70 anos, um debate segue na boca dos torcedores dos grandes clubes do Brasil. Afinal, o Palmeiras é campeão mundial ou não? Para os palmeirenses, a conquista da Copa Rio de 1951 representa um título do mesmo patamar que os Mundiais reconhecidos pela FIFA.
Claro que para os adversários, a Copa Rio não passa de um torneio amistoso de verão. Inclusive, os torcedores rivais fazem muitas piadas com o ano em que a conquista aconteceu. Muitos lembram que 51 é uma marca famosa de aguardente brasileira.
Leia Mais: Flamengo renova contrato de promessa que tem multa de 100 milhões de Euros
Nesta quinta-feira (23), uma das maiores autoridades do país revolveu se meter no debate sobre o mundial do Palmeiras. Nada menos do que o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, se manifestou sobre o tema.
Durante debate em sessão do STF, o Ministro, que é corintinao declarado, brincou com o colega Dias Toffoli, que é palmeirense. Moraes disse: “Depois daquele trágico evento do Corinthians com a Rússia, nós extirparmos os russos do Corinthians, mas ainda fomos campeões mais duas vezes do Brasileiro e uma do Mundial, em 2012, título que o Palmeiras não tem, infelizmente, ministro Toffoli.”
Palmeiras se auto-declara campeão mundial
Não é apenas a torcida do Palmeiras que se considera campeã mundial. O próprio clube usa uma estrela vermelha em sua camisa, pois faz referência à conquista da Copa Rio 1951. No Allianz Parque, estádio do clube, existe um letreiro que afirma que o Palmeiras é sim campeão do mundo.
A Copa Rio foi uma competição organizada em 1951, mas também em 1952 pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Os dois campeões foram Palmeiras (1951) e Fluminense (1952). Outros eventos com o mesmo nome aconteceram até meados da década de 1960. A FIFA jamais reconheceu o torneio como Mundial de Clubes.