Mini Guia - FC Series: participações do Flamengo, tabela, curiosidades e panorama das equipes
Em meio à realização da pré-temporada nos Estados Unidos, o elenco do Flamengo se prepara para o primeiro teste do ano no próximo domingo (19). O duelo será com o São Paulo, em Fort Lauderdale, pela FC Series — torneio amistoso que reúne quatro clubes do país e um norte-americano. Criada em 2015, ainda sob o nome de Florida Cup, a competição passou por várias mudanças desde então.
O MundoBola Flamengo, então, preparou um guia relembrando a história do torneio, seus campeões e as participações do Rubro-Negro até hoje. Além disso, é claro, você confere todos os participantes da edição atual e a tabela completa do campeonato de tiro curto. Não perca!
➕ Flamengo estrutura projeto para contratar Neymar, afirma jornalista
História
Criada em 2015, a FC Series — então chamada de Florida Cup — surgiu como oportunidade para os brasileiros durante a pré-temporada. Além de aproveitar a estrutura de novos locais nos EUA, o torneio oferecia a possibilidade de expor a marca em novas praças e traçar confrontos entre times que normalmente não se enfrentariam.
Disputada entre 15 e 17 de janeiro de 2015, a competição foi inaugurada com quatro equipes: Corinthians, Fluminense, Bayer Leverkusen (ALE) e Colônia (ALE). No formato da época, apenas as equipes de diferentes países se enfrentavam.
Com vitórias por 1 a 0 sobre o Corinthians e 3 a 2 sobre o Fluminense, o Colônia foi o grande campeão. O Bayer Leverkusen ficou em segundo, com uma vitória e uma derrota, enquanto o Corinthians foi o terceiro (igualado ao Bayer, mas levando a pior nos critérios de desempate). O time carioca, que perdeu os dois jogos, ficou na lanterna.
Desde então, a competição foi disputada anualmente, e as equipes brasileiras participaram até 2020. Depois de três anos de hiato, porém, os times do país estão de volta em 2025.
Campeões
Até hoje, a FC Series nunca viu um time vencer a competição duas vezes. Ainda que seja um torneio amistoso, a competição divulga uma tabela com os maiores vencedores de cada edição, e quatro equipes do Brasil já terminaram na liderança. Confira abaixo a lista completa de vencedores do torneio.
- 2015: Colônia (ALE)
- 2016: Atlético-MG
- 2017: São Paulo
- 2018: Atlético Nacional (COL)
- 2019: Flamengo
- 2020: Palmeiras
- 2021: Everton (ING)
- 2022: Arsenal (ING)
- 2023: Chelsea (ING)
- 2024: Celtic (ESC)*
*: Vale destacar que a edição de 2024 foi realizada em formato diferente, e nem todos os times disputaram o mesmo número de jogos. O Celtic, porém, foi o que mais somou pontos entre os participantes.
Participações do Flamengo
O retrospecto rubro-negro na competição é bastante positivo, com a conquista do título justamente na primeira participação. Em 2019, a competição contou com Ajax (HOL), Eintracht Frankfurt (ALE) e São Paulo, e novamente os times brasileiros encaravam apenas os europeus. O Mais Querido abriu a competição com um empate em 2 a 2 com o Ajax, com dois gols de Uribe, e uma vitória na disputa de pênaltis.
Na sequência, o Flamengo completou a campanha vencendo o Eintracht Frankfurt por 1 a 0, com tento de Jean Lucas. Com cinco pontos (três pela vitória e dois por bater o time holandês nas penalidades), o time ficou à frente dos holandeses (que marcaram quatro) e ergueu a taça. O time alemão ficou em terceiro, com três pontos, e o São Paulo fechou a tabela, zerado.
Em 2024, a competição foi realizada duas vezes, em janeiro e no meio do ano — em edição que contou apenas com times europeus. Na primeira delas, que não teve um campeão declarado, o Rubro-Negro saiu com uma vitória e um empate: abriu a caminhada com um 2 a 0 sobre o Philadelphia Union (EUA), gols de Pedro e Cebolinha, e empatou em 1 a 1 com o Orlando City, novamente com um tento do camisa 9.
FC Series 2025
Serão cinco participantes na edição deste ano, que começou em 15 de janeiro e vai seguir até o dia 20. Do Brasil, integram a lista Flamengo, São Paulo, Atlético-MG e Cruzeiro. O Orlando City, que disputa a Major League Soccer (MLS), completa a lista de equipes que disputam o torneio em 2025.
Este ano, mais uma vez, o número de jogos vai variar para cada equipe. A competição começou na última quarta-feira, com um empate em 1 a 1 entre Cruzeiro e São Paulo. O time mineiro volta a campo neste sábado, inclusive, para a segunda rodada da competição, contra o rival Atlético-MG.
O terceiro jogo está previsto para o próximo domingo, entre São Paulo e Flamengo, e vai marcar a única participação do Rubro-Negro na edição deste ano. Por fim, o torneio termina com uma partida entre Orlando City e Atlético-MG, no sábado do próximo fim de semana.
Panorama das equipes
- Atlético-MG — Depois de uma temporada em que chegou a finais de Copa do Brasil e Libertadores, perdendo ambas, o Galo tenta se reabilitar após a chegada de Cuca e a venda de Paulinho ao Palmeiras. De chegadas, apenas Gabriel Menino e Patrick, que fizeram o caminho inverso ao atacante.
- Cruzeiro — Atuante no mercado, o time mineiro teve uma postura bem diferente do rival. Depois de abrir os cofres, anunciou Fagner, Fabrício Bruno, Christian, Rodriguinho, Eduardo, Dudu, Marquinhos, Bolasie e Gabigol. Com Fernando Diniz no comando, a equipe tenta se acertar e alinhar os reforços antes do início oficial da temporada.
- Orlando City — Único time de fora do Brasil, o Orlando acabou de perder o principal jogador do time, e justamente para o Palmeiras: o atacante Facundo Torres. Quarto colocado na Conferência Leste da última MLS, o time só tem um brasileiro no elenco. Trata-se do lateral Rafael Santos, com passagem anterior pelo Cruzeiro.
- São Paulo — Ainda com Luis Zubeldía à frente da equipe, o São Paulo tem como grande destaque para 2025 o retorno do meia Oscar, que passou anos na China. Ao contrário do Flamengo, que precisa disputar o Carioca com um time alternativo neste início, o Tricolor teve a estreia no Paulista adiada para fevereiro devido ao torneio.
Curiosidades
- De dez edições, clubes brasileiros participaram em seis. As exceções foram os torneios dos últimos quatro anos
- O Brasil é o maior campeão da competição, com quatro títulos. Inglaterra (3), Alemanha (1) e Colômbia (1) fecham a lista
- Os maiores artilheiros da FC Series na história são Nenê e Chicharito Hernández, com três gols cada. Os dois participaram de duas edições
- Pelo Flamengo, o artilheiro é o colombiano Fernando Uribe, que fez dois gols em 2019
- No total, 42 times já competiram na FC Series. Confira a lista completa:
- Flamengo
- Corinthians
- Fluminense
- Atlético-MG
- Internacional
- Bahia
- São Paulo
- Vasco
- Palmeiras
- Colônia (ALE)
- Bayer Leverkusen (ALE)
- Schalke 04 (ALE)
- Wolfsburg (ALE)
- Eintracht Frankfurt (ALE)
- Shakhtar Donetsk (UCR)
- Santa Fe (COL)
- Millonarios (COL)
- Barcelona (COL)
- Atlético Nacional (COL)
- Fort Lauderdale Strikers (EUA)
- Tampa Bay Rowdies (EUA)
- New York City FC (EUA)
- Charlotte FC (EUA)
- Orlando City (EUA)
- Philadelphia Union (EUA)
- River Plate (ARG)
- Estudiantes (ARG)
- PSV (HOL)
- Ajax (HOL)
- Rangers (ESC)
- Celtic (ESC)
- Everton (ING)
- Arsenal (ING)
- Chelsea (ING)
- Manchester City (ING)
- Pumas (MEX)
- América (MEX)
- Wrexham (GAL)
- Juventus (ITA)
- Milan (ITA)
- Real Madrid (ESP)
- Barcelona (ESP)
Flamengo vence Boca Juniors e garante liderança antecipada na fase de grupos da BCLA #BoletimMB #Flamengo pic.twitter.com/qFLCVBIzhT
— Mundo Rubro Negro - Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) January 14, 2025