Flamengo e Atlético-MG se preparam para o jogo de ida das finais da Copa do Brasil, neste domingo (3), às 16h, no Maracanã. Tanto Filipe Luís quanto Gabriel Milito serão obrigados a fazer mudanças no time considerado titular, e o treinador argentino trabalha com diferentes possibilidades para armar sua equipe.
Milito não poderá repetir o time que conquistou a classificação à final da Libertadores contra o River Plate, na terça-feira (29), pois Fausto Vera e Deyverson já jogaram por outros clubes na Copa do Brasil. O primeiro defendeu o Corinthians, enquanto o atacante entrou em campo com a camisa do Cuiabá. É a mesma situação Carlinhos enfrenta no Flamengo por jogar pelo Nova Iguaçu neste edição.
➕ Filipe Luís e Gabriel Milito já se enfrentaram duas vezes
O volante escolhido para substituir Fausto Vera deve ser Otávio, que jogou as duas partidas contra o Vasco nas quartas de final. Já o substituto de Deyverson é uma incógnita. O atacante marcou seis gols e deu duas assistências nos últimos sete jogos, o que obriga o treinador a decidir se mantém o esquema com três atacantes que funcionou na Libertadores ou reforça o meio-campo.
A primeira opção aponta para a entrada de Eduardo Vargas. Nesse caso, Hulk seria deslocado para atuar como referência no ataque, com o chileno e Paulinho com liberdade de movimentação um pouco mais recuados. Zaracho também seria alternativa, mas foi desfalque no último jogo e ainda é dúvida.
Caso opte pelo chileno, uma possível formação do Atlético-MG é: Éverson; Lyanco, Battaglia e Júnior Alonso; Gustavo Scarpa, Otávio, Alan Franco, Guilherme Arana, Paulinho e Vargas; Hulk.
Entretanto, há também a possibilidade de Gabriel Milito decidir por um time mais combativo para dificultar a troca de passes do Fla. Não necessariamente com a entrada de outro atleta defensivo, mas povoando o setor.
Uma formação já utilizada por Milito foi a entrada de Rubens para fazer a ala esquerda, o que desloca Guilherme Arana para atuar ao lado de Paulinho atrás de Hulk. Ainda que o lateral tenha características ofensivas, ele atua mais como um meio-campista e não como um atacante, o caso de Vargas. Outra opção é a entrada de Igor Gomes, mas o atleta não está entre as primeiras opções do técnico argentino.
Assim, outro possível time titular é: Éverson; Lyanco, Battaglia e Júnior Alonso; Gustavo Scarpa, Otávio, Alan Franco, Rubens (Igor Gomes), Guilherme Arana e Paulinho; Hulk.
Flamengo segue preparação para encarar o Atlético-MG
Filipe Luís terá um total de três dias de treinamento com o elenco e também precisa tomar decisões sobre qual será a formação titular. Nesta sexta-feira (1), a equipe se apresenta no Ninho do Urubu para a segunda atividade focada na final da Copa do Brasil.
O treinador precisa definir os substitutos para Bruno Henrique, Erick Pulgar e De La Cruz. Os dois primeiros suspensos do Flamengo x Atlético-MG do jogo de ida, enquanto o uruguaio sofreu lesão muscular. As últimas formações indicam Evertton Araújo e Alcaraz atrás de Arrascaeta no meio-campo.
Contudo, o jovem da base rubro-negra não atuou como primeiro volante com Filipe Luís. Isso pode indicar que o treinador cogita escalar o argentino ou o Garoto do Ninho como segundo voltante e adiantar Léo Ortiz, algo que já fez antes.
Michael desponta como favorito para a vaga de Bruno no ataque, mas Gonzalo Plata também está na briga pela posição.