Mesmo com maiô do clube, Globo ignora que Rebeca Andrade é do Flamengo

24/06/2024, 13:10
Rebeca Andrade compete com maiô do Flamengo no Troféu Brasil; Globo ignorou clube ao noticiar medalhas

Rebeca Andrade teve atuação brilhante representando o Flamengo com duas medalhas de ouro no Troféu Brasil de Ginástica Artística, neste domingo (23). Mas uma cena já recorrente e revoltante se repetiu após as provas da ginasta rubro-negra. A Globo mostrou imagens da atleta competindo com maiô do Mengão durante o Fla x Flu, mas sequer citou o maior clube poliesportivo do Brasil nas conquistas.

Poucos antes dos times entrarem em campo no Maracanã, a Globo exibiu imagens dos ouros de Rebeca na trave e nas barras assimétricas. A narradora Renata Silveira comentou resultados no último torneio antes das Olimpíadas de Paris, medalhas em Tóquio e expectativas, mas em nenhum momento cita o Fla. Nem mesmo o maiô rubro-negro, o CRF estampado e notícia durante o Fla x Flu foram suficientes.

Discurso de Léo Pereira sobre momento do Flamengo se assemelha ao de David Luiz

O fato não é novidade nem exclusividade da Globo, mas isso não ameniza a revolta dos rubro-negros, muito pelo contrário. O Flamengo trabalha com Rebeca desde 2012, quando ela tinha 12 anos, mas não só foi ignorado nas conquistas olímpicas e mundiais, como teve jornalista que tentou diminuir o papel do clube.

Algo que fica ainda mais evidente diante de mais um ótimo resultado dos ginastas do Flamengo no Troféu Brasil. Jade Barbosa é outro nome que está no clube desde a infância e subiu ao pódio neste domingo, mas os principais portais não dão o destaque merecido ao clube.

E não para nas duas ginastas. Top-10 mundial e medalhista no Pan-Americano de 2023, Diogo Soares foi ouro no cavalo com alças. Ele estará nos Jogos Olímpicos de Paris e, se depender da grande mídia, ninguém saberia que é um atleta do Flamengo.

As medalhas das promessas e futuro da ginástica não poderiam ficar de fora. Hellen Vitória (16), Larrissa Machado (15) e Nicole Campos (13) brilharam no torneio e em breve estarão com a Seleção principal. Contudo, todo o trabalho e investimento do clube parece ser sistematicamente ignorado desde a base.

Para finalizar, vale destacar que o Flamengo foi o clube que mais colocou atletas no pódio. Foram cinco ouros e três pratas, enquanto segundo lugar foi o Esporte Clube Pinheiros. Ginasta do time paulista conquistaram sete medalhas: um ouro, duas prata e quatro bronzes.

Torcedores do Flamengo reclamam nas redes

Como não é novidade, a diminuição do Flamengo é algo que gera reclamações dos rubro-negros nas redes sociais há anos. Veja abaixo alguns exemplos de rubro-negros revoltados depois de diferentes competições recentes:

“Transmissão do jogo final da VNL feminina e flashs do troféu Brasil de ginástica nas apresentações de Rebeca Andrade e Flávia Saraiva no sportv e segue a PALHAÇADA em não citar o Flamengo como clube das atletas”, @fabiomota272.

“Infelizmente isso também acontece com a Rebeca Andrade, eles só falam quando não tem como evitar ! Agora, se o Flamengo retira o patrocínio aí toma porrada de tudo que é lado”, @Flaassis50.

” O Demétrio Vecchioli não escolheria a paz mundial nem se a outra opção fosse só não precisar falar que a Rebeca Andrade é do Flamengo”, @eokallel

“Querem falar da maior atleta em atividade desse país e não querem falar q ela eh cria do ninho kkkkkkkk Rebeca Andrade é CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO”, @thealbatrozs.

“A ginasta Rebeca AndradeE está no Flamengo desde os 12 anos !! Acabaram de falar que ela ganhou o primeiro ouro sem ajuda de ninguém”, @decocrfla

História de Rebeca Andrade no Flamengo

Hoje maior ginasta brasileira de todos os tempos, Rebeca chegou ao Flamengo em no início de 2012. Aos 12 anos de idade, ela já mostrou que seria um fenômeno ao vencer também rubro-negras e já consagradas Jade Barbosa e Daniele Hipólito justamente em uma edição de Troféu Brasil.

Ela foi uma das poucas ginastas que seguiu no clube após o corte nos esportes olímpicos em 2013, que sempre enxergou o talento muito acima da média. Rebeca Andrade superou lesões de ligamento no joelho também com ajuda do clube e tem mais de 20 medalhas nacionais pelo clube.

No entanto, após se colocar entre as melhores de todos os tempos com ouros inéditos em Mundiais e Olímpiadas, parte da mídia decidiu não citar o Flamengo.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.