Mercado movimentado e caras novas: conheça o elenco do Flamengo para a nova temporada

Temporada nova, novos desafios e também caras novas. Apesar da saída de jogadores importantes, como Marquinhos, Hettsheimer e Chuzito González, o Flamengo teve uma atuação muito expressiva no mercado do basquete latino e conseguiu trazer jogadores de peso para o elenco.
Nem de longe vai ser um ano normal. A expectativa é bem maior do que o comum, e não é para menos, pois na última temporada o Orgulho da Nação fez jus ao apelido e teve uma atuação digna de cinema.
Ganhou tudo que disputou, estabeleceu um novo recorde de invencibilidade no basquete nacional, e, com o título da Champions League (a Libertadores do basquete), alcançou mais uma vez a oportunidade de disputar o Mundial de Clubes.
E como o Rubro-Negro já volta às quadras amanhã (6), na disputa do Torneio Integração, em Campina Grande, que conta com Flamengo, Minas TC e Unifacisa, nada melhor do que conhecer o elenco que vai vestir o manto e representar o Mais Querido na busca pelos títulos.
CONHEÇA O ELENCO DO FLAMENGO PARA A TEMPORADA 2021/22
ARMADORES
Franco Balbi
O mago argentino dispensa apresentações. É craque de bola! Com sua liderança, visão e leitura de jogo diferenciadas, um ótimo passe e controle de bola, e grande capacidade de decidir jogos, o armador vem para mais uma temporada vestindo o vermelho e preto.
Balbi ainda não vai estrear junto com o time no Torneio Integração porque se recupera de uma lesão no joelho, mas já deve estar a disposição do elenco do Flamengo e do técnico Gustavinho pra disputa do Campeonato Carioca.
Yago Matheus
O capeta em forma de guri está de volta! Depois de uma ótima temporada, onde o baixinho foi um dos principais jogadores do time depois da lesão de Balbi, Yago volta ainda mais experiente e maduro.
Yago assumiu a armação do time na reta final do NBB e Champions League e mostrou o motivo de ser um dos principais nomes da nova geração do basquete nacional. Passou do status de promessa e virou realidade.
Liderou o time com personalidade de veterano e decidiu jogos importantes chamando a responsa no ataque rubro-negro.
Fabian Sahdi
Mais um argentino no elenco do Flamengo, mas dessa vez será por pouco tempo. Fabian veio com um contrato de apenas 3 meses, para ajudar na rotação do elenco enquanto Balbi não termina o processo de recuperação de sua lesão.
ALA-ARMADORES
Dar Tucker
Uma das caras novas para próxima temporada. Depois que atuou pelo San Lorenzo, da Argentina, na temporada passada, onde obteve bons números, o ala-armador americano chega no Flamengo no lugar de Chuzito Gonzalez.
Tucker é um reforço de peso. Depois de empilhar prêmios individuais na terra dos hermanos, ele chega no Brasil para ser um dos caras do elenco.
Com seu estilo de jogo volumoso no ataque, com bolas de três, agressividade no garrafão e boa leitura da defesa adversária, Tucker promete ser um dos líderes do elenco nesse quesito.
Luke Martinez
Depois que aterrissou em terras cariocas, o mexicano caiu nas graças da Nação por conta de seu volume defensivo, sempre com muita raça, e por suas bolas de três pontos sempre precisas.
Assim como Balbi, Martinez também não estará à disposição do elenco do Flamengo nesse torneio organizado pela Unifacisa. O jogador está no México disputando a liga nacional, que termina em novembro, e retorna ao Brasil em dezembro para continuar sua trajetória no Rubro-Negro.
ALAS
Brandon Robinson
Outro reforço americano e outro reforço de muita qualidade. Robinson estava atuando no Quimsa, da Argentina, na última temporada e chega para o lugar de Marquinhos.
Nunca é fácil substituir um ídolo, mas o torcedor pode ficar tranquilo quanto a isso porque no quesito qualidade o americano não deixa nada a desejar.
Apesar dos estilos de jogo serem diferentes, Robinson também chega para ser um dos caras desse time. Cestinha nato, ele promete ser um dos líderes de pontuação.
Com um arremesso de três muito sólido e inteligência acima da média, Brandon tem tudo para se destacar no basquete brasileiro e, assim como fez no Quimsa, conduzir o Flamengo aos títulos.
ALA-PIVÔS
Olivinha
Ídolo da nação, o “Deus da Raça” do basquete retorna para mais uma temporada vestindo o manto sagrado. Já é a décima sétima contando com a base. E Olivinha é outro que dispensa apresentações.
Figurinha conhecida por todo rubro-negro que acompanha o basquete, o ala-pivô sempre entrega tudo o que pode dentro de quadra, brigando por cada rebote ou bola perdida e vibrando como um gol a cada ponto feito, seja uma cesta de três ou lance livre. Um legítimo torcedor em quadra.
Recordista de rebotes do NBB e rei dos duplos-duplos, ele é um dos líderes do elenco e um dos principais jogadores defensivos. Além de sempre crescer em jogos decisivos, coisa que não vai faltar essa temporada.
Túlio da Silva
Mais um reforço, mas nem tão novo assim. Túlio chegou ao Flamengo no último ano, mas não chegou a atuar com o manto sagrado, pois foi emprestado ao Caxias Basquete para uma temporada de adaptação ao basquete nacional.
Anteriormente o atleta estava atuando no basquete universitário dos Estados Unidos, tendo passado por South Florida e Missouri State.
O ala-pivô tem um estilo de jogo típico dos jogadores americanos. Com muita explosão e força física, é um atleta que se destaca dos dois lados da quadra, brigando com intensidade na defesa e com um jogo ofensivo muito forte dentro do garrafão, além de uma meia distância interessante.
É um jogador que possui um potencial enorme e tem tudo para evoluir muito nas mãos do técnico Gustavinho, que tem como característica o trabalho de lapidação de jovens talentos.
PIVÔS
Rafael Mineiro
Outro jogador que retorna para mais uma temporada no orgulho da nação, Rafael Mineiro é daqueles que nunca foram unanimidade entre os torcedores, mas que já provou que merece sim o espaço que tem nesse elenco.
Mineiro não é uma das referências técnicas desse time, também não vai ter números expressivos nas estatísticas mais visíveis. Só que o pivô é fundamental para o elenco por conta do seu estilo de jogo “silencioso”, que não aparece tanto nos números brutos.
Ele está longe de ser o cara que vai fazer 20 pontos e pegar 10 rebotes todo jogo, mas ele se destaca no que chamamos de “trabalho sujo”.
É o jogador que vai correr para fechar os espaços na defesa, que vai ajudar nos rebotes fazendo o box-out (que é quando o jogador bloqueia o adversário com o corpo de forma limpa impedindo que ele consiga disputar o rebote, facilitando para outro companheiro), que vai fazer os bloqueios no ataque e entre outras coisas que não aparecem nas estatísticas; não à toa ele é uma das figurinhas carimbadas nas convocações da seleção brasileira.
Vitor Faverani
Mais um reforço de peso para o elenco rubro-negro, Faverani chega para agregar ainda mais qualidade ao garrafão do Flamengo após a saída de Hettsheimer. O pivô é renomado no forte basquete espanhol, e também teve passagem pela NBA, onde defendeu a tradicional camisa dos Boston Celtics.
Faverani é um jogador completo e tem um estilo de jogo bem versátil. Defende muito bem, com inteligência, e além disso, tem um arsenal ofensivo pesado, sabe jogar em todos os setores do ataque.
Muito forte no garrafão, no jogo de meia distância e com um arremesso de três bem confiável, Faverani vem para preocupar as defesas adversárias.
A única questão em torno do jogador é seu problema com lesões. Vitor sofreu com isso ao longo de sua carreira e estava se tratando nas dependências do Flamengo um pouco antes de ser anunciado.
É um jogador de qualidade incontestável, agora nos resta torcer para que ele consiga se manter saudável durante a temporada.
JP Batista
Outro que chega para reforçar o garrafão do técnico Gustavo de Conti, mas esse já é conhecido da torcida. JP está chegando para sua segunda passagem pela Gávea, e vem para formar uma trinca de pivôs de muito respeito.
O atleta de 2,06m e 39 anos de idade estava atuando na equipe do Minas Tênis Clube. Ele teve uma boa passagem e foi um dos principais jogadores do time mineiro.
Com a chegada de JP, um dos problemas da última temporada tende a ser solucionado, já que agora Gustavinho tem mais um jogador com experiência e qualidade para fortalecer a rotação dos pivôs. Uma das características do treinador é rodar bastante o time durante as partidas.
TEMPORADA
O Orgulho da Nação terá um ano recheado de competições e grandes jogos. A equipe de Gustavinho terá pela frente um NBB com adversários ainda mais fortes, como Franca e São Paulo. A competição tem início no dia 23 de outubro.
Além disso, o Flamengo também participará da Champions League e do Mundial de Clubes, que acontecerá no início do próximo ano.
O Flamengo tem como um dos principais adversários do San Pablo Burgos da Espanha. O clube é a atual casa do ex-jogador rubro-negro Vitor Benite, hoje principal destaque da equipe.
Além disso o Flamengo começa amanhã a disputar o Torneio Integração, em Campina Grande. O primeiro jogo será contra a equipe do Minas TC às 19 horas, e será transmitido pelo canal do YouTube da Unifacisa.