Mercado da Bola: Zenit anuncia oficialmente chegada de Luiz Henrique, ex-Botafogo

Atualizado: 20/01/2025, 14:11
SANTIAGO, CHILE - 10 DE OUTUBRO: Luiz Henrique, do Brasil, comemora após marcar o segundo gol da equipe durante a partida das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo da FIFA 2026 entre Chile e Brasil, no Estádio Nacional do Chile, em 10 de outubro d

O Zenit (RUS) teve um dia movimentado nesta segunda-feira (20). Além de confirmar as saídas do volante Wendel (no meio do ano) e do atacante Artur para o Botafogo, o clube russo anunciou oficialmente a contratação do ponta Luiz Henrique, campeão do Brasileiro e da Libertadores pelo clube carioca em 2024.

O atacante de 24 anos, inclusive, já viajou para Doha, no Catar, local de realização dos exames médicos e onde o jogador se reunirá com os novos companheiros. Os valores da contratação não foram divulgados pelo Zenit, que assinou com Luiz Henrique até o fim de 2028 — com opção de extensão por mais um ano.

Expectativas, depressão e retomada: há 5 anos, Michael chegava ao Flamengo

No ano passado, o atacante foi um dos principais fatores para o Botafogo conseguir uma de suas temporadas mais vencedoras na história. Com 55 jogos, 12 gols e cinco assistências, o atleta chegou a ser convocado para a seleção brasileira e viveu o melhor momento da carreira.

Revelado pelo Fluminense, Luiz Henrique se profissionalizou pelo time carioca em 2020. Em 2022, entretanto, acabou vendido para o Real Betis (ESP), onde disputou 64 jogos e marcou quatro vezes. Mesmo em situação boa na Europa, optou por voltar ao Brasil para defender o Botafogo em 2024, antes de partir para o Zenit.

Dos pilares que conduziram o Botafogo aos títulos de Campeonato Brasileiro e Libertadores da América em 2024, Luiz Henrique é o terceiro a ir embora. Antes dele, o clube carioca se despediu do técnico Artur Jorge, que foi para o Al-Rayyan (CAT), e do meia Thiago Almada, que partiu para o Lyon (FRA) — outro dos times de John Textor, dono da SAF alvinegra.


Compartilhe
João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.