Menino quilombola joga com prótese de cano, comove Hugo e pede visita do goleiro do Flamengo

10/09/2022, 13:22
Erick, de oito anos, é o goleiro do time sub-11 da comunidade quilombola Quingoma e tem o sonho de conhecer o goleiro Hugo, do Flamengo

Exemplo de resistência e superação, Erick Pereira da Cruz, de 8 anos, tem forte a paixão pela música e pelo futebol. Seu grande ídolo é o goleiro Hugo Souza, do Flamengo. A criança se espelha no arqueiro, mas precisa de prótese para jogar futebol. A história do garoto foi contada no programa Globo Esporte da Bahia.

Erick é goleiro do time sub-11 do quilombo Quingoma, que desde 1569 é um núcleo de resistência negra localizado na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia. Erick tem má formação na perna esquerda e por isso não podia jogar bola. Mas a comunidade quilombola apoia o garoto e fez uma prótese de cano de PVC, enquanto não é possível ter uma verdadeira.

Leia mais: Membros de grupo apoiador de Landim emitem nota criticando a gestão do Departamento de Futebol do Flamengo

Sua superação comove todos que o conhecem e o professor de futebol Reinaldo Bispo diz que sonha vê-lo em um time paralímpico um dia, mas com a prótese adequada: “É o nosso goleiro titular do sub-11 e ele me surpreende a cada dia. O sonho da comunidade é ver Erick jogando com uma prótese adequada para isso e participando, quem sabe, de um time paralímpico”.

A mãe de Erick faz relato emocionante sobre o questionamento do filho sobre sua condição: “Ele me pergunta, ‘Mãe, por que eu nasci assim?’. Deus quis, né? Você tem uma perna e meia. Mas você é feliz”.

Donana, mãe espiritual quilombola também comenta a força de Erick: “Desde que Erick nasceu, sempre vi aquela criança como muito especial, muito linda. Uma força de orixá muito grande, uma força ancestral muito grande”.

Erick, de 8 anos, usa prótese de cano e é fã do goleiro Hugo, do Flamengo
Foto: Reprodução / Imagens TV Globo

Hugo Souza manda recado emocionado para Erick, que não se contenta e pede a visita do goleiro do Flamengo

Erick conta o que diria para Hugo se estivesse cara a cara com o goleiro. O menino não esconde a admiração pelo jogador do Flamengo e diz: “Você é o maior”. O atleta mandou uma mensagem em vídeo se mostrando emocionado com a história de Erick e diz que se tornou um fã de sua história de resistência.

“Você está dando uma aula para a gente. Eu sou grato por ter você como fã. Mas quero que você saiba que também ganhou um fã. Um fã da sua história, um fã da sua trajetória e um fã da sua vida”, afirma Hugo.

Apesar do recado, Erick quer conhecer o jogador pessoalmente e pede para que o goleiro do Flamengo visite o quilombo: “Hugo, vem me visitar um dia aqui”, pede ao profissional revelado pelo Mais Querido e que atrai interesse europeu. O vídeo abaixo mostra a matéria completa. Assista:

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.


Partilha