Menino quilombola joga com prótese de cano, comove Hugo e pede visita do goleiro do Flamengo
Exemplo de resistência e superação, Erick Pereira da Cruz, de 8 anos, tem forte a paixão pela música e pelo futebol. Seu grande ídolo é o goleiro Hugo Souza, do Flamengo. A criança se espelha no arqueiro, mas precisa de prótese para jogar futebol. A história do garoto foi contada no programa Globo Esporte da Bahia.
Erick é goleiro do time sub-11 do quilombo Quingoma, que desde 1569 é um núcleo de resistência negra localizado na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia. Erick tem má formação na perna esquerda e por isso não podia jogar bola. Mas a comunidade quilombola apoia o garoto e fez uma prótese de cano de PVC, enquanto não é possível ter uma verdadeira.
Leia mais: Membros de grupo apoiador de Landim emitem nota criticando a gestão do Departamento de Futebol do Flamengo
Sua superação comove todos que o conhecem e o professor de futebol Reinaldo Bispo diz que sonha vê-lo em um time paralímpico um dia, mas com a prótese adequada: “É o nosso goleiro titular do sub-11 e ele me surpreende a cada dia. O sonho da comunidade é ver Erick jogando com uma prótese adequada para isso e participando, quem sabe, de um time paralímpico”.
A mãe de Erick faz relato emocionante sobre o questionamento do filho sobre sua condição: “Ele me pergunta, ‘Mãe, por que eu nasci assim?’. Deus quis, né? Você tem uma perna e meia. Mas você é feliz”.
Donana, mãe espiritual quilombola também comenta a força de Erick: “Desde que Erick nasceu, sempre vi aquela criança como muito especial, muito linda. Uma força de orixá muito grande, uma força ancestral muito grande”.
Hugo Souza manda recado emocionado para Erick, que não se contenta e pede a visita do goleiro do Flamengo
Erick conta o que diria para Hugo se estivesse cara a cara com o goleiro. O menino não esconde a admiração pelo jogador do Flamengo e diz: “Você é o maior”. O atleta mandou uma mensagem em vídeo se mostrando emocionado com a história de Erick e diz que se tornou um fã de sua história de resistência.
“Você está dando uma aula para a gente. Eu sou grato por ter você como fã. Mas quero que você saiba que também ganhou um fã. Um fã da sua história, um fã da sua trajetória e um fã da sua vida”, afirma Hugo.
Apesar do recado, Erick quer conhecer o jogador pessoalmente e pede para que o goleiro do Flamengo visite o quilombo: “Hugo, vem me visitar um dia aqui”, pede ao profissional revelado pelo Mais Querido e que atrai interesse europeu. O vídeo abaixo mostra a matéria completa. Assista: