Melhores países para abrir uma empresa offshore
Apesar do Brasil vir crescendo bastante em várias áreas e estar atraindo a atenção de várias empresas, em setores como por exemplo o de online casino Brasil, existem também alguns pontos que podem fazer com que outros países sejam mais vantajosos para os investidores brasileiros e estrangeiros.
Essas empresas que estão fora do país são chamadas de empresas offshore. Esse termo também remete a empresas que estão em países estrangeiros onde os sócios não possuem nacionalidade ou residência, ou seja, as empresas estão ali normalmente pelas vantagens trazidas no âmbito financeiro, através de benefícios fiscais ou melhor tributação.
Muitas pessoas conhecem esses países pois vários deles já possuem a fama de “paraísos fiscais” mas, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, estar em um desses países não significa que a empresa está sonegando algo.
As empresas offshore são legais e seguem as leis determinadas pelos países onde possuem seu registro. Apesar de ser comum ver em notícias que empresas foram condenadas por sonegar impostos em paraísos fiscais, isso não tem haver com a legislação do país e sim com a maneira que a empresa encontrou de ocultar patrimônios, etc.
Os tipos mais comuns de empresas offshore são:
- LLC, a conhecida Limited Liability Company. Esse tipo de empresa possui mais de um sócio e os membros da empresa possuem responsabilidade limitada;
- Trust, uma empresa que é focada em operações financeiras;
- OBC, que é a sigla para International Business Company. Essa sigla é para as grandes empresas, que possuem sócios, diretores, acionistas, etc.
Lista dos 5 melhores países
Bahamas
A Bahamas provavelmente é o local que vem à cabeça da maioria das pessoas quando se fala em Paraíso Fiscal. A ilha do Caribe constantemente está ligada a escândalos, mas, na maioria das vezes, coopera com o governo brasileiro.
As Bahamas possuem um ótimo incentivo para as empresas que querem abrir sua sede no país. O processo é fácil e não é preciso um grande investimento inicial.
Além disso, as Bahamas oferecem uma enorme vantagem para as empresas: a taxa de imposto corporativo é de 0%. O imposto de renda de pessoa física também é inexistente e, por isso, a vantagem pode ser gigantesca para aqueles que abrem empresas no país.
Ilhas Cayman
Assim como as Bahamas, as Ilhas Cayman estão no topo do conhecimento geral quando se fala em Paraísos Fiscais. A ilha é um território britânico no Caribe e é conhecida pela isenção de impostos.
Desde 2014, é o local no exterior que mais recebe capital dos empresários brasileiros e o fluxo só tende a crescer. Segundo o Banco Central, em 2020 os brasileiros possuíam US$ 85,7 bilhões de Investimento Direto Externo (IDE) na ilha.
Outra vantagem, essa mais atual, é que o território britânico parece estar caminhando para o sigilo fiscal, como já fazem outros paraísos fiscais. Vários dos dados não estão sendo atualizados como no passado.
Suíça
A Suíça é um dos países mais conhecidos no ramo, principalmente pelos bancos e operações relacionadas com tributações favoráveis para essas áreas.
Mas, talvez muitos tenham a estranheza pois o que se subentende é que o país e seus impostos são caros. Na verdade, o que faz com que a Suíça seja considerada um Paraíso Fiscal é a estabilidade que o país oferece, tanto no valor da moeda quanto na política do país.
O país acaba protegendo os investidores que fazem negócio através dele já que o dólar, apesar de ser uma moeda amplamente utilizada nos negócios, é instável.
Ilhas Virgens Britânicas
É incrível a discrepância entre o número de pessoas que vivem nas Ilhas Virgens Britânicas e o número de empresas registradas no território. No total, são cerca de 30 mil habitantes mas, o número de empresas chega a 1 milhão sendo que 370 mil estão ativas atualmente.
O país é considerado um dos melhores para quem quer abrir uma empresa, já que oferece endereço local para os sócios, isenção de auditoria fiscal e também isenção fiscal completa.
Isso significa que muitas das empresas que conhecemos e que possuem sede nas Ilhas Virgens Britânicas não pagam nenhum tipo de tributo ao território sobre a empresa e ganhos. O único imposto na verdade é uma taxa de contribuição para as empresas e trabalhadores locais.
Singapura
Singapura é uma das cidades mais modernas do mundo e também é conhecida por ser um dos pólos financeiros da Ásia. O país possui uma mão de obra qualificada e, para a sorte dos empresários, uma taxa fixa de imposto muito abaixo que a maioria dos países.
A taxa fixa é de 17% e, além dessa vantagem, é possível contar com o sigilo fiscal. Apesar disso, a Receita Federal hoje coloca Singapura no papel de países em condição de regime fiscal privilegiado, isso significa que o controle sobre as empresas brasileiras no país está crescendo, apesar das medidas adotadas no país asiático.