Mauro Cezar vence processo contra Abel Ferreira

27/11/2023, 17:10
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, perdeu processo para Mauro Cezar, jornalista e torcedor do Flamengo

O processo de Abel Ferreira contra Mauro Cezar, que corria na Justiça desde setembro de 2022, enfim teve um veredito. A Justiça de São Paulo decidiu negar o pedido de indenização do treinador do Palmeiras por danos morais. Abel ainda terá que pagar R$ 10 mil em honorários aos advogados da defesa de Mauro.

Abel decidiu abrir o processo contra Mauro Cezar após o jornalista o classificar como um “colonizador”. Isso porque, ao falar sobre um jogador do Palmeiras, o técnico português chegou a comentar sobre a necessidade de educar os jovens brasileiros.

Leia mais: Botafogo vê favorecimento ao Palmeiras e vai denunciar erros de arbitragem ao Ministério Público

“De longe, são os melhores que eu já joguei, mas mentalmente têm muito que evoluir, a nível de educação, de formação enquanto homens. Eles não têm essa formação”, disse o lusitano no ano passado.

Exercendo seu direito de opinião, o jornalista Mauro Cezar desaprovou a declaração de Abel Ferreira. “Então europeu não bebe, não faz bobagem, é todo mundo disciplinado? Eu não gosto quando os portugueses vêm para cá com esse papo furado. Abel fala em tom professoral, como se estivesse ensinando para nós brasileiros como a gente deve se comportar”, confrontou Mauro, dizendo que isso seria “papo de colonizador”.

O técnico alviverde acionou a Justiça contra o jornalista, o acusando de xenofobia. Além disso, o advogado de Abel Ferreira usou o fato de MCP ser um torcedor do Flamengo para argumentar a crítica. “Em razão da paixão futebolística, muitas vezes emite comentários parciais desprovidos de caráter informativo”, disse o advogado no processo.

Porém, a defesa de Mauro agiu rápido e apontou o histórico problemático de Abel com profissionais da imprensa no Brasil. “Por diversas vezes, foi deselegante e agressivo com jornalistas”, contrapôs o advogado do jornalista. Depois, a defesa completou: “Ao que parece, Abel acredita que somente ele pode emitir sua opinião, não conferindo tal direito ao jornalista”.

Juíza defende liberdade de expressão de Mauro Cezar e Abel perde processo

Após a análise dos fatos, a juíza Renata Carvalho enfim deu o veredito do caso. Depois de mais de um ano do processo em aberto, a Justiça de São Paulo declarou que o pedido de indenização de Abel Ferreira foi negado.

A magistrada entende que Mauro Cezar não cometeu nenhum ato ilícito e reforçou que críticas fazem parte da liberdade de expressão. Sendo assim, o técnico que terá de pagar R$ 10 mil em honorários aos advogados do jornalista rubro-negro.

Mauro comemorou a decisão judicial nas suas redes sociais. “Grato ao advogado João Henrique Chiminazzo pelo ótimo trabalho. Seguimos”, escreveu no X.


Partilha