Mauro Cezar manda a real para tricolores antes da final da Libertadores
Os torcedores do Fluminense iniciaram um movimento estranho. Diversos tricolores criticaram os rivais que vão torcer contra o time na final da Libertadores. Flamenguistas foram citados. Os tricolores parecem querer o apoio do maior rival.
Alguns argentinos cometeram racismo no Brasil. Diante dos episódios lamentáveis, não é raro encontrar tricolores criticando rubro-negros por torcer contra. O jornalista Mauro Cezar Pereira se posicionou.
Leia mais: Jornal coloca Gabigol entre maiores da Libertadores
Mauro Cezar encara o movimento dos rivais como algo natural. Ele não entende o que os tricolores querem.
“’Ah, tem muita gente secando!’ Bem boba essa ‘conclusão’ que pipoca pelas redes sociais. Queriam o quê? Rivais torcendo pelo Fluminense? Na Argentina todos estão torcendo contra o Boca Juniors. Exceto os ‘hinchas’ xeneizes. Óbvio. Só quem não enxerga o Fluminense como rival ou não é muito do futebol torcerá pelo time carioca por ‘ser brasileiro’. Cada uma”, escreve o jornalista.
Comentários de tricolores desolados sem o apoio da Nação
Um vídeo mostra um argentino com camisa do Flamengo querendo briga com outro argentino. Nas redes sociais, o recorte do estrangeiro tirando a camisa serviu para comentários como o de Bernardo. Ele diz: “E tem flamenguista torcendo pra esses caras”.
O principal argumento utilizado é o do racismo. Os tricolores tentam vender dessa forma. Quem torcer contra o Fluminense na final, é racista.
“Só doente torce para o Boca. Não tem outra explicação. Rival torcer para um time que reforça cunho racista”, diz Mari.
“Você torcer para o Fluminense perder é uma coisa. Torcer para o Boca ganhar é outra totalmente diferente. Quem está torcendo para o Boca pode se considerar racista. Tanto quanto eles”, escreve Bruna.
“Passe o ano inteiro dizendo que é contra o racismo. No final, se junte aos racistas”, diz outro tricolor.
“Estou vendo preto torcendo para o Boca só para não torcer para o Fluminense. Que escolha um lado. Não é proibido. Mas preto torcer para gente racista?”, questiona outra torcedora.
“O mesmo cara que vai torcer para o Boca ganhar e a torcida racista dos caras se pendurar no Maracanã imitando macaco”, diz Nathan.
Em 2019, tricolores criaram ‘Rivernense’
Em 2023, os tricolores criticam os rivais por apoiarem argentinos. Isso por conta da fama deplorável de agir de forma racista. Mas o Flamengo jogou contra o River Plate. Na final da Libertadores 2019, o movimento contra o Mais Querido foi grande.
Os flamenguistas colocaram escudos do Flamengo nas imagens de perfil. Tricolores responderam colocando escudos do River Plate. Além disso, criaram o ‘Rivernense’. Os vascaínos fizeram o mesmo com o ‘Rivasco’.
A torcida tricolor fez um escudo que misturava os de River Plate e Fluminense. Virou até camisa para secar o Mengão na final. Não adiantou. O Mengo levou o caneco para a Gávea.
Torcida do Fluminense tem união com torcida do Vélez Sarsfield
Não bastasse isso, existe união da torcida do Fluminense com outra torcida argentina. A do Vélez Sarsfield. Os times utilizam as mesmas cores. O uniforme principal do Vélez é branco e azul. Mas o alternativo é verde, branco e grená.
O time chegou a usar uniforme do Fluminense em jogo oficial. Nos jogos, não é raro encontrar camisas do rival do Flamengo. O mesmo acontece no Maracanã. Quando o Rubro-Negro enfrentou o time na Libertadores, foi possível perceber os adereços mostrando a união.
Na semifinal da Libertadores 2022, os torcedores do Vélez foram racistas com os flamenguistas. Durante a vitória por 4 a 0, imagens flagraram torcedor imitando um macaco para provocar os brasileiros. Mesmo assim, a amizade dos tricolores é mantida.
Torcida do Fluminense entoa cântico racista para o Flamengo
É uma das principais músicas. A torcida rival provoca o Flamengo. A canção é entoada em todos os jogos do clube. No principal trecho, os tricolores são racistas. Eles cantam: “Mulambo imundo, filha da p*”.
A expressão racista é usada há anos contra os flamenguistas. Não só por tricolores, como por todos os rivais do Rio de Janeiro. Mas apenas a torcida do Fluminense achou que era uma boa ideia adicionar o termo a uma canção. É uma das músicas mais cantadas no Maracanã.
Os fatos mostram que o Fluminense pode reclamar de tudo. Menos da torcida dos rubro-negros pelo Boca Juniors na final da Libertadores.