Mauro Cezar cobra Flamengo por saída de Alcaraz: 'Condições favoráveis'

Atualizado: 18/02/2025, 15:50
MCP Oscar Flamengo Shanghai Sport

Algumas semanas atrás, o Flamengo concluiu o empréstimo com obrigação de compra do meia Carlos Alcaraz, junto ao Everton-ING. Argentino, que chegou como a maior contratação da história do clube em 2024, deixou o Rubro-Negro após pouco mais de cinco meses, em um negócio questionável nos olhos do jornalista Mauro Cezar Pereira.

A clausula de compra sob Alcaraz, definida pelo Flamengo ao Everton, está avaliada em 20 milhões de euros, valor esse muito semelhante ao que o Mengão pagou para o Southampton-ING, para ter o atleta.

➕ Alcaraz encanta jornal inglês com show na Premier League

Tal fato incomodou Mauro Cezar, que analisou que o Rubro-Negro poderia ter pedido mais visto o "desespero" do Everton pelo atleta.

"O jogador mais caro da história do clube foi vendido sem nenhum lucro para o Flamengo, lucro zero, por um clube desesperado pelo jogador, o Everton, com uma coleção de jogadores machucados, precisando de um atleta para essa função. O Everton tinha que evitar compra imediata por conta do fair play financeiro que o tomou oito pontos na temporada inglesa anterior e dessa que está em disputa", disse.

O jornalista sugeriu um valor maior além de uma cláusula de venda futura, indo contra as condições que teoricamente foram mais favoráveis ao Everton.

"Ou seja, o Flamengo aceitou condições favoráveis ao Everton, correto? Poderia ter falado: tá bom, eu aceito as condições, mas eu não quero 20 milhões. Eu quero 25, eu quero 30, eu quero 20% de uma venda futura", analisou Mauro.

Alcaraz chegou no Everton e em três jogos soma um gol e uma assistência, participações a gol essas feitas no mesmo jogo, onde o argentino terminou como herói na vitória dos Toffees sobre o Crystal Palace, por 2 a 1, na Premier League.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Esse fator foi tido como determinante na análise de MCP sobre a venda do atleta pelo Flamengo, já que além da necessidade de ter o jogador quanto antes, mantendo as atuações, pode ser vendido por mais dinheiro posteriormente.

"O Flamengo está só tentando recuperar o dinheiro, desse jogador que acabou de fazer 22 anos, e se ele for bem no Everton, ele vai para um outro clube na Inglaterra valendo o dobro. E o Flamengo não leva nada. Eu achei a negociação ruim, poderia ter tirado mais dos ingleses, ainda mais pela necessidade. Tanto era necessário, que ele entrou em dois jogos no segundo tempo, já começou como titular, deu assistência e fez um gol. Eles precisavam do cara, mandou bola na trave no jogo passado com cinco minutos em campo. Então eu acho que o Flamengo não fez uma boa negociação nesse caso", declarou o jornalista.

Entenda obrigação de compra imposta ao Everton por Alcaraz

Para Alcaraz ser comprado pelo Everton, será necessário a utilização de Alcaraz como titular em seis jogos.

Ou seja, segundo o jornalista Venê Casagrande, as duas partidas em que Alcaraz saiu do banco, não contaram para o cumprimento da cláusula. Sendo assim, ainda faltam cinco jogos a serem cumpridos, contando já com a titularidade do argentino no confronto diante o Palace.

Já eliminado de ambas as copas nacionais da Inglaterra, o Everton tem pela frente apenas a Premier League. Faltam 12 rodadas para o fim do torneio, ou seja, a partir de agora, o argentino terá de ser titular em praticamente metade dos jogos dos Toffees.

A próxima partida do Everton será diante o Manchester United, neste sábado (22), em confronto direto na tabela da Premier League.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.