Maurício Salgado aponta aspectos que o levaram a assumir o Flamengo e largar o Internacional
O futebol feminino do Flamengo vem conseguindo um grande desempenho no segundo semestre de 2023. Com a chegada do treinador Maurício Salgado, o Mais Querido começou a evoluir. Em poucos meses na Gávea, o técnico já conquistou o título do Campeonato Carioca. Agora, o Flamengo está mais forte e mira a Ladies Cup para fechar a temporada em alta.
O treinador assumiu o time em agosto deste ano. Antes, Maurício Salgado estava no Internacional, onde realizava um trabalho impressionante. Chegou a final do Brasileirão Feminino 2022 com o time gaúcho e classificou a equipe para a Libertadores de 2023. Mas renunciou a disputar a competição com o Inter para assinar com o Flamengo.
Leia mais: Mundo Bola flagra promessa de técnico ao futebol feminino do Flamengo
As Meninas da Gávea já disputaram 14 jogos sob comando de Maurício Salgado. O treinador tem um grande desempenho a frente do time. São 10 vitórias, dois empates e duas derrotas. Em conversa exclusiva com o Mundo Bola, o técnico do Flamengo falou sobre o projeto do futebol feminino, expectativas para o Brasil Ladies Cup e fez uma avaliação dos primeiros meses de trabalho. Veja a entrevista na íntegra.
Entrevista exclusiva com Maurício Salgado, técnico do Flamengo
Mundo Bola: Como você avalia esses primeiros meses na Gávea?
Maurício Salgado: “Foram meses muito intensos. Se a gente for avaliar pelo tempo, foi pouco. Mas pela quantidade de situações, intensidade dos treinos e entrega das jogadoras, parece até que foi mais tempo do que estou aqui (risos). Quando chegamos, já tinha um calendário longo para o Flamengo. A viagem para a Espanha, o Campeonato Carioca, que queríamos retomar o título, e agora ainda tem a Ladies Cup”.
Mundo Bola: Quão importante foram os amistosos na Espanha, disputado contra equipes boas e bem estruturadas, para esse início de trabalho?
Maurício Salgado: “Acho que foi fundamental para delinear o projeto do Flamengo. A ideia é que isso vire uma rotina e entre no calendário do time feminino. Porque é muito produtivo em todos os aspectos. Primeiro, pela questão do ritmo. O time só se acerta jogando. E quando você joga em alto nível, você consegue ter parâmetros de comparação e evolução.
O segundo porto é a importância de conhecer novas escolas. Acho que isso é fundamental para o futebol brasileiro e o clube. E também você abre uma porta, né?! O Flamengo é um time internacional, com ambições internacionais”.
O título do Campeonato Carioca
Mundo Bola: As Meninas da Gávea venceram o Carioca em cima de um grande rival. Qual sua avaliação geral sobre o campeonato e como o título vai impactar no decorrer da temporada?
Maurício Salgado: “Fazer um bom campeonato e vencer o título carioca era de fundamental importância para o Flamengo. Isso estava muito claro para as nossas jogadoras. É um campeonato que vem aumentando a competitividade, cada vez mais tem mais valor. Tanto que hoje, das quatro grandes equipes do Rio, três estão no Brasileiro.
Uma equipe como o Flamengo é para ter DNA vencedor. É uma dinâmica que as jogadoras entendem. Você não pode garantir que vai vencer sempre, mas luta e competitividade sempre. Foi importante para resgatar o domínio regional”.
Escolha de comandar o Flamengo
Mundo Bola: O que o Flamengo tem, ou lhe oferece, que outros clubes não têm ou não oferecem no que diz respeito ao seu trabalho?
Maurício Salgado: “O Flamengo é um dos maiores times do mundo. Já de cara, o que ele oferece são os desafios. Quem está trabalhando no Flamengo e representa essa camisa tem que ter ambição. Em relação à estrutura, o Flamengo, seguramente, é uma das equipes mais estruturadas do futebol brasileiro feminino. Então, eu acho que isso também seduz e oferece. A possibilidade de você ter um time de camisa e elenco muito fortes. Com uma estrutura por trás, tanto física como de corpo técnico. E obviamente, a questão da chance de conquistar títulos com uma camisa gigantesca”.
Projeção do Brasil Ladies Cup
Mundo Bola: Vem aí a Brasil Ladies Cup. O Flamengo vai disputar com o melhor que tem? Quais suas expectativas para o torneio?
Maurício Salgado: “Com certeza, na Ladies Cup, o Flamengo entra com sua força máxima. Sempre que o Flamengo estiver em campo, a gente tem que representar bem. Pesa o fato de ser final de temporada, tem o agravante do cansaço e estresse mental, mas isso é um desafio para todos. Que a gente supere e consiga apresentar um futebol de alto nível. A Ladies Cup vem se consolidando e com equipes muito fortes. São protagonistas do futebol nacional. Então, é um torneio desafiador e que nos dá parâmetro para 2024”.
Base do futebol feminino
Mundo Bola: O trabalho do clube com a base do feminino tem se fortalecido ano após ano. Você acompanha de perto o desenvolvimento das jovens promessas? Alguma pode ganhar espaço no elenco principal?
Maurício Salgado: “Um dos fatores motivantes para desenvolver um trabalho no Flamengo é justamente esse projeto como um todo. Sou um dos maiores defensores que o futebol, ainda mais o Flamengo, busque sempre o equilíbrio. Jogadoras que vão trazer a experiência e com o DNA do clube, associado a jovens talentos. Times grandes como o Flamengo precisam ser times reveladores também.
O clube já é uma equipe com estruturação na base e figura dentre as grandes equipes de base do Brasil. A gente tem ficado muito próximo desse trabalho no juvenil. O nosso time profissional tem muitas jogadoras da base e a ideia é que a gente faça cada vez mais essa transição”.