Mattos: com Boto, Flamengo vai quebrar cultura do futebol brasileiro

Atualizado: 26/12/2024, 10:40
Foto: Osijek / Divulgação

Novo diretor de futebol do Flamengo, José Boto chega ao Rio de Janeiro neste sábado (28) para inciar o seu trabalho no clube. O contrato deve assinado por três temporas, ou seja, até o fim da gestão de Luiz Eduardo Baptista. O português terá a missão de profissionalizar toda a pasta de futebol do Mais Querido, tarefa que para o jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, não será nada fácil.

"O discurso de Bap é de que o departamento tem que ser gerido sem a interferência de opiniões contaminadas pela emoção como são as de dirigentes amadores (...) Boto terá a missão, portanto, de receber diretrizes do Conselho Diretor e traduzi-las em ações tomadas supostamente com as melhores práticas de eficiência do futebol. Sem viés, sem pitis", pontuou o jornalista em sua coluna.

José Boto destaca importância de manter DNA nas equipes: 'Não posso contratar e pedir que jogue diferente'

Rodrigo relembrou que em caso de insucesso dentro de campo, o modelo de gestão será extramemente testado. Geralmente, no futebol brasileiro, quando a 'bola para de entrar', uma série de mudanças são feitas no calor da emoção. José Boto terá a missão de combater essa cultura.

"Não é uma tarefa fácil em um ambiente como o futebol brasileiro, com certezas arraigadas. Haverá um desafio de se contrapor à própria cultura impregnada no país em dirigentes (mesmos aqueles com formações empresariais), torcedores e imprensa. Quando estiver ganhando, tudo serão flores. Mas, nas crises, o modelo será duramente testado", acrescentou.

José Boto já se reuniu com Filipe Luís nas férias

No início da semana, Boto se encontrou com o técnico Filipe Luís em Portugal. O objetivo foi elaborar como serão os primeiros dias do português no Ninho do Urubu.


Compartilhe
Yago Martins
Autor
Jornalista formado pela Unisuam, 27 anos, natural do Rio de Janeiro. Atua na comunicação desde 2018, com passagens por rádio, TV e portais esportivos. Apaixonado por esporte e jornalismo.