Matheus Cunha é o único jogador do Fla a liderar ranking individual

A posição de goleiro tem sido um problema para o Flamengo desde a saída de Diego Alves do clube. Recentemente, um dos nomes surgidos para defender o Rubro-Negro debaixo das traves foi o de Matheus Cunha. O goleiro de 22 anos teve bom início, mas acabou o ano no banco de reservas após período de instabilidade e chegada de Rossi. Mesmo com o declínio, o jovem terminou o Brasileirão 2023 como o único jogador do Fla a liderar um ranking individual.
Com o fim do Brasileirão, o SofaScore trouxe levantamentos estatísticos sobre a competição. Em um deles, inclusive, Matheus Cunha se destacou. O atleta do Flamengo foi o goleiro com maior índice de defesas por jogo do campeonato. Confira o resto da lista disponibilizada pelo aplicativo de dados:
Leia mais: Arrascaeta confirma que fez lobby para De La Cruz vir para o Fla

Apesar de apontar a boa média de defesas, seus números também indicam a fragilidade defensiva apresentada pelo Flamengo durante a temporada.
Ascensão e declínio de Matheus Cunha na temporada
Vindo de ótima temporada, Santos trouxe segurança para o gol rubro-negro e foi peça fundamental para o 2022 vitorioso do clube. No entanto, após começo de ano irregular e falhas em jogos decisivos, o goleiro foi sacado do time titular por Jorge Sampaoli, que deu chances para Matheus Cunha mostrar serviço entre os onze iniciais do Flamengo.
O jovem agradou em seu ínicio, mostrando qualidade na saída de bola com os pés e fazendo defesas que preservaram o Flamengo de placares adversos. Dentre suas melhores atuações, jogos que terminaram em vitória contra o Fortaleza e Grêmio, e o empate contra o Fluminense, todos pelo Brasileirão.
Confira os melhores momentos da clássico:
No entanto, a boa fase de Matheus não durou por muito tempo. Enquanto o setor de defesa Rubro-Negro continuava apresentando a mesma vulnerabilidade de sempre, o goleiro passou a ser mais vazado do que antes.
Alguns dos gols concedidos pelo jovem de 22 anos foram considerados bolas defensáveis ou até mesmo falhas pela torcida, principalmente os que foram tomados na eliminação para o Olimpia, pela Libertadores.
Matheus Cunha ainda não teve chances com Tite
Portanto, ainda com Jorge Sampaoli no comando, Matheus Cunha perdeu a titularidade para Rossi, goleiro recém-chegado ao clube. A urgência de enviar o jovem ao banco de reservas foi tanta, que a decisão foi tomada em meio as finais da Copa do Brasil.
Após a demissão do técnico argentino e a chegada de Tite, o cenário não foi de novidades para o goleiro. Em 12 jogos a frente do Flamengo, o ex-treinador da Seleção Brasileira ainda não deu oportunidades para Matheus Cunha e vê Rossi como o titular absoluto da posição.