Mário Jorge dá notícia triste sobre o Flamengo na Copinha

22/12/2023, 09:53
Atualizado: 22/12/2023
Flamengo será desfalcado na Copinha com a disputa do Campeonato Carioca

Em janeiro, a base do Flamengo volta a campo em busca do troféu mais importante da categoria. A Copinha 2024 será realizada entre os dias 2 e 25, na cidade de São Paulo. No entanto, o Rubro-Negro terá que dividir suas atenções no torneio.

Enquanto acontece a Copinha, o Campeonato Carioca também dá início no Rio. A estreia do Flamengo está marcada para o dia 17 ou 18 de janeiro, contra o Audax. Nova Iguaçu, Volta Redonda, Portuguesa e Sampaio Correia são os adversários em seguida.

Leia mais: Flamengo anuncia renovação de importante atleta

Como de praxe, o clube pretende colocar a equipe Sub-20 em alguns jogos do estadual. Vale lembrar que o profissional do Flamengo tem uma pré-temporada nos EUA, com amistoso marcado no dia 27 de janeiro. Em entrevista ao Trivela, Mário Jorge, técnico do Sub-20, deu detalhes sobre a programação.

Mário confirmou que o Sub-20 entra em campo na segunda e quarta rodada. A base ainda pode assumir mais um jogo do Carioca, caso a FERJ não altere a data. Ou seja, o jogo contra o Audax, na estreia, será com o profissional. Esse será o primeiro duelo oficial do Flamengo em 2024.

“Temos dois jogos confirmados e um terceiro a confirmar. Porque acho que pode sair dessa data, ser transferido para fevereiro. Mas o que a gente tem é com o Nova Iguaçu e Portuguesa. É com a molecada que está e do profissional que ficará aqui. Prioridade é do profissional. A gente vai tentar deixar uma equipe equilibrada em São Paulo para que possa seguir igual”.

A necessidade de, mais uma vez, dividir atenções entre Copinha e Carioca é uma péssima notícia para os torcedores. A Nação apelou nas redes sociais para pedir atenção maior na Copinha, importante torneio da base que o Fla não vence desde 2018. São cinco anos desde o último título do Flamengo na Copinha. Fora em 2018, o Rubro-Negro também ficou com o troféu em 1990, 2011 e 2016.

Mário Jorge destrincha adversários do Flamengo

O Flamengo está no grupo 19, com Osasco-SP, São Bento-SP e São José-RS. O técnico Mário Jorge falou sobre as características de cada adversário e o que o Flamengo pode encontrar pela frente.

“A expectativa é a melhor possível. Ciente da dificuldade que a gente terá com São José, uma equipe tradicional do Rio Grande do Sul. Vem fazendo finais na categoria sub-17, sub-15 do Campeonato Gaúcho. Então no sub-20, possivelmente eles também têm uma equipe muito forte. O São Bento tem um trabalho muito sólido da comissão técnica, que já está lá há bastante tempo. O Osasco também tem um trabalho sólido de formação há muito tempo. Inclusive trabalhei nesse time quando ele tinha filial aqui no Rio de Janeiro”, destrinchou.

Maturidade dos Garotos do Ninho

O técnico também comentou sobre a pressão para o clube voltar a vencer uma Copinha. O treinador do Sub-20 demonstrou confiança nos jovens que estarão em campo no próximo mês. Nessa temporada, os Garotos do Ninho conquistaram o título brasileiro da categoria. Para Mário, esse título fortaleceu a maturidade dos jovens atletas para a Copinha.

“Temos a ciência de que não vamos vencer todas, mas a gente também precisa lutar para isso. E quando passamos por esse comportamento de luta, de entrega, a nossa torcida, independente do resultado, vai nos apoiar. Então a responsabilidade é muito compartilhada. Os atletas têm consciência disso. Eles têm essa vertente já com eles. Acredito que o nível de maturidade que esses meninos adquiriram em 2023 pesará muito para que eles tenham a responsabilidade da competição. Ciente que eles precisam entregar o melhor possível”, disse Mário Jorge.

Possíveis destaques na Copinha

Mário foi questionado ainda sobre quem pode ser o destaque do Flamengo na Copinha. Dessa vez, o Mais Querido terá em campo jogadores mais experientes, com passagem pelo profissional. É o caso de Werton, Petterson e Lorran.

Porém, Mário Jorge surpreendeu e citou o lateral Zé Welinton. Para o treinador, a habilidade do jogador nas cobranças de falta podem ajudar o Flamengo no torneio.

“A gente tem um Werton, um Petterson, um Caio vindo de lesão, que nos agradou muito no começo da temporada. Tem também o Zé Welinton, que tem se tornado 11 grande referencial para a gente, principalmente na parte ofensiva. O Zé tem uma condição de ser um batedor de falta também, que eu acho que é um recurso que a gente utilizará bastante. Mas o nosso coletivo também é muito forte, então prefiro me atentar mais por esse lado”, comentou.

Relação com Tite

Tite assumiu o comando do Flamengo em outubro. Mário Jorge revelou que conhecia o filho e auxiliar do treinador, Matheus Bachi, há certo tempo. Essa proximidade só ajudou na chegada de Tite na Gávea.

“É uma relação muito tranquila. O professor Tite é extremamente comunicativo. Eu já tinha uma relação com o filho dele, com Matheus (Bachi). Somos colegas de licença da CBF. Acho que isso se manteve, mesmo tão distante. A gente conseguia se falar pelo telefone ou pela rede social. Então quando ele esteve aqui presente, ele fez questão de me chamar e me tornar uma pessoa participativa ali”, comentou.

O treinador sub-20 ainda completou, enfatizando a importância do trabalho unido da base com o profissional.

“Acho que essa integração ela é importante. O clube trata o sub-20 dessa forma, como sendo um suporte importante que o profissional vem promovendo a atletas todos os anos. E esses atletas estão dando resultado, tanto esportivo quanto financeiro. Tendo em vista João Gomes, França, Reinier, Vinícius Júnior e Paquetá. Se tornaram ativos financeiros muito fortes. Então, o clube hoje goza de uma estrutura que é impecável para que esses meninos possam se desenvolver e ter um profissional. A gente trabalha sempre com afinco”.


Compartilhe