Marcos Paulo Neves: a ida do Flamengo aos EUA para a despedida de um ídolo
O Flamengo incluiu em sua pré-temporada a realização de dois amistosos em solo estadunidense. Primeiramente venceu o Philadelphia Union pelo placar de 2×0 no último domingo (21), agora se prepara para enfrentar o Orlando City no próximo sábado (27).
No entanto, não é a primeira vez do Rubro-Negro em território estadunidense. A primeira partida marcou uma derrota para a Roma, da Itália por 2×1 em jogo amistoso. A última participação marcou o título da Florida Cup ou, como foi apelidada por torcedores, “Copa Mickey”.
Leia mais desse autor: Marcos Paulo Neves: A visita do Flamengo aos torcedores do Norte e Nordeste em 1950
A fim de aproveitar o momento de excursão do time pelos Estados Unidos, a coluna lembra de um amistoso em específico, disputado em 28 de setembro de 1982. Na data, o Flamengo enfrentou o New York Cosmos, time de Pelé (já aposentado). O jogo marcou a despedida do eterno capita Carlos Alberto Torres dos gramados.
O convite do Capita
Partiu de Carlos Alberto Torres a escolha do Rubro-Negro como equipe adversária em sua despedida. Em agosto de 1982, Torres visitou o clube para conversar com dirigentes e o técnico Paulo César Carpegiani. Ao justificar a escolha do Flamengo, Torres respondeu:
“O Flamengo foi meu último clube no Brasil e é o clube da moda”
Jornal dos Sports 20/08/1982
Em primeiro lugar, a partida estava marcada para o dia 21 de setembro. Porém, os compromissos com a Taça Guanabara ameaçaram a realização do certame em Nova Jersey. Com o empate em pontos entre Flamengo e Vasco, uma partida extra foi marcada para o dia 23. A solução foi o adiamento do amistoso em uma semana. Logo após a vitória do Rubro-Negro e o título da Taça Guanabara, o clube viajou para a América do Norte.
Leia mais: O dia em que Beckenbauer vestiu a camisa do Flamengo
Um detalhe interessante dessa visita era o desejo por parte do New York Cosmos em contar com Zico para a temporada seguinte. A expectativa era que uma contratação de peso como a do Galinho certamente seria o incentivo para o crescimento do futebol no país. Felizmente o assédio não teve efeito e Zico só deixaria o Flamengo (infelizmente) no ano seguinte.
O jogo
No gramado sintético do Giants Stadium, em Nova Jersey, Flamengo e Cosmos fizeram um amistoso movimentado, acabando em 3×3. Além disso, o time estadunidense foi reforçado apenas para esse jogo por Sócrates e ainda trouxe de volta Franz Beckenbauer da aposentadoria para a disputa do certame. Pelo Flamengo, Carpegiani também voltou da aposentadoria para jogar pelo time que treinava.
A partida ficou marcada primordialmente pelas homenagens ao Capita, com exposição de seus títulos conquistados e emoção do público, incluindo o do presente Rei Pelé. Só para ilustrar, abaixo a matéria do Globo Esporte sobre o amistoso:
Além disso, foi nessa partida que foi registrada a foto de Beckenbauer com o Manto Sagrado, imagem que foi resgatada por torcedores rubro-negros em decorrência de sua morte no dia oito desse mês. A página oficial do Flamengo no X também fez a lembrança:
Um futuro campeão pelo Rubro-Negro
Carlos Alberto Torres deixava claro que certamente não queria se afastar do futebol com sua aposentadoria. Ainda não sabia exatamente o que faria, mas especulava continuar no Cosmos a exemplo dos companheiros Pelé e Beckenbauer:
Existem muitas possibilidades. Até mesmo como técnico do Cosmos. Posso. a exemplo do Pelé e do Beckenbauer. ficar com uma escolinha como também ficar como supervisor. O importante é que seja um cargo que permita uma folga maior para o convívio com a família.
Jornal dos Sports 20/08/1982
Entretanto, quis o destino que os caminhos do Capita e do Flamengo se cruzassem pouco depois. Em 1983, Torres foi anunciado como técnico do Flamengo e conseguiu conquistar o Campeonato Brasileiro daquele ano. A carreira como treinador foi mais modesta, mas teve no Rubro-Negro um de seus principais títulos.