Maracanã divulga vídeo e mostra ótimo estado do gramado híbrido
A Maraca TV divulgou um vídeo do gramado híbrido do Maracanã, às vésperas da estreia do novo tapete. Essa será a primeira partida após os quatros meses de reforma. A Nação esgotou os ingressos para a partida contra o Bangu, no próximo sábado (12), às 19h30 (de Brasília). No entanto, o Flamengo liberou mais alguns ingressos e restam ingressos no setor Norte nesse link.
Nessa sexta-feira, o perfil oficial do estádio mostrou as ótimas condições do gramado um dia antes do retorno. As linhas já estão marcadas e o gramado está com uma bela aparência. Além disso, o vídeo também mostrou uma máquina para ajeitar os últimos detalhes do tapete e a rede ‘véu de noiva’ nas balizas.
Leia mais: Estreante no Maracanã, Paulo Sousa terá jantar com elenco no estádio
Com promessa de um gramado resistente a 70 jogos, a obra também fez outras mudanças no estádio, que podem ser vistas no vídeo. Por exemplo, a retirada da grama sintética azul próximo às cadeiras laterais, a mudança da moldura do campo (agora as bordas são circulares e não perpendiculares) e do gramado nas áreas de aquecimento atrás do gol.
A reforma do gramado do Maracanã
Fechado desde dezembro do ano passado, o Maracanã passou por uma reforma para instalação do gramado híbrido. A administração do estádio bancou o custo de R$4 milhões da operação. Além disso, o Maraca contou com uma máquina belga de costura para finalizar a obra.
O gramado híbrido do Maraca contará com uma mistura de 90% de grama natural e 10% sintética. Marc Vercammen, executivo da empresa suíça GrassMax Systems, falou sobre a instalação do novo tapete do estádio à Maraca TV. Além disso, ele também revelou como o gramado suportará uma grande quantidade de jogos no estádio por ano.
“Toda a obra já começou antes do Natal. A Greenleaf tirou a capa, porque mudamos a capa superior da areia, colocando 15 centímetros da areia nova. Agora a máquina de costurar chegou há dez dias. O sistema reforça, então, vai ajudar a estabilidade, vai evitar danos e deformações no campo, com o qual o campo pode receber quatro vezes mais jogo do que nas condições normais”, disse.
Leia mais: Gramado resistente a 70 jogos e mais novidades: a reforma do Maracanã
Vercammen também citou alguns clubes ao redor da Europa com essa tecnologia. Confirmada na Copa do Mundo do Qatar, essa tecnologia também estará presente no Ninho do Urubu. A máquina de costura belga chegou ao CT na última sexta-feira (04).
“Todos os clubes na primeira divisão da Inglaterra têm o sistema (híbrido). Leeds (United), Leicester City, Tottenham, Real Madrid, (Athletic) Bilbao, Espanyol, Barcelona. A final da Copa do Mundo do Qatar vai ser jogada nesse sistema também, porque é uma obrigação da FIFA utilizados no Mundial tem que ser costurado com essa tecnologia.”
Siga José Mário Ferraz no Twitter.
Apaixonado por contar histórias. Profissional com facilidade na escrita e na comunicação. Atualmente, redator no Mundo Rubro Negro