Maracanã definha às vésperas do fim da cessão à dupla Fla-Flu

O Termo de Permissão de Uso do Maracanã com Flamengo e Fluminense se encerra no dia 23 de agosto e, às vésperas de uma possível renovação, o estádio apresenta sinais de má manutenção e muita sujeira. A informação é do portal “ge”, que percorreu os setores do estádio e denunciou os problemas.
O Maracanã apresenta pisos descascados, alguns bebedouros desativados e banheiros que foram depredados por torcedores. Além disso, chama a atenção o nível de sujeira em que o estádio se encontra, com acúmulo de fezes de gatos e cadeiras muito sujas.
Leia mais: Tite põe vídeo de 40 minutos e já surpreende elenco do Flamengo
Vale destacar que os jornalistas do “ge”, Raphael Zarko e Davi Barros, foram ao Maracanã em dias de jogos entre Flamengo e Bahia, e partidas do Fluminense contra Internacional e Botafogo. Portanto, a falta de manutenção e a sujeira estavam presentes horas antes da abertura dos portões para os torcedores.
O Consórcio Maracanã, formado por Flamengo e Fluminense, emitiu nota e afirmou que faz limpeza diária, revelou ter oficina de cadeiras e lamentou a depredação. O comunicado também diz que o tamanho e o excesso de jogos muita vezes impede que as equipes de limpeza tenham tempo para realizar o trabalho completo.
“Reiteramos que o Maracanã tem como prioridade de sua gestão deixar o estádio pronto e em alto nível de excelência em itens como segurança, conforto e limpeza, para todos os que trabalham no local e para seus visitantes, seja em dias de jogos ou não. E sempre há o compromisso de, com agilidade e qualidade, promover a recuperação e reparo de peças que foram danificadas”, afirmou.
Ainda conforme ressaltou no informe, o “resultado deste trabalho incansável e constante se traduz em reconhecimentos e, pela segunda vez em quatro anos, o Maracanã foi escolhido para sediar a grande final da Taça Libertadores da América. O estádio também será palco da partida Brasil x Argentina, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Continuaremos investindo e mantendo o alto nível do trabalho que nos comprometemos a entregar”.
Vale lembrar que o Maracanã estará sobre a responsabilidade da Conmebol a partir do dia 23 de outubro, mesmo dia do fim do TPU. A entidade irá prepara o gramado para a grande final da Libertadores, no dia 4 de novembro, mas deve se preocupar também com os problemas de manutenção.
Governo do RJ planeja renovar TPU do Maracanã com Flamengo e Fluminense
A renovação de cessão do Maracanã deve gerar novo problema na disputa. Afinal, o Governo do Rio de Janeiro pretende renovar o TPU com Flamengo e Fluminense. A princípio, a renovação de abril seria a última antes da definição do novo concessionário, mas a definição do processo de licitação deve acontecer apenas em 2024.
Na última sessão que tratou sobre o Maracanã, o Tribunal de Contas do Estado definiu a necessidade de concorrência pública entre os interessados pelo TPU. Dessa forma, o Vasco já manifestou o interesse em concorrer pelo próximo termo e promete tentar barrar uma nova extensão de vínculo.
No entanto, o governo entende que a melhor solução seria mais uma renovação automática. Isso porque erros no processo de chamamento público resultariam nos altos custos do estádio retornando para o Estado. Além disso, o novo contrato chegará ao fim em caso de avanço no processo de concessão.
Processo de licitação do Maracanã
Em agosto, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro aprovou o edital e autorizou a retomada do processo de licitação. Agora, os interessados em concorrer à administração do estádio pelos próximos 20 anos aguardam autorização do Governo para enviarem as propostas.
No dia 1º de outubro, o governador Cláudio Castro elegeu as equipes que vão cuidar das próximas etapas da concessão do Maracanã. Por meio de decreto, o governo nomeou cinco membros para a Comissão Técnica, que tem “objetivo de elaborar os Estudos Técnicos, o Edital de Licitação e avaliar as propostas”.
Além disso, outros três membros formam a Comissão Especial de Licitação, que irá “dirigir e julgar a licitação na modalidade de concorrência pública”. O Vasco sinaliza parceria com a empresa WTorre para entrar na concorrência, disputando com a dupla Fla-Flu.