Máquina belga de costura chega ao Ninho para instalar gramado híbrido

08/03/2022, 16:50
ninho do urubu

Tem novidade no Ninho do Urubu. Enquanto o técnico Paulo Sousa segue à espera de reforços, o Flamengo recebeu uma inovação no seu Centro de Treinamento. Vinda da Bélgica, a máquina de costura que instalou as fibras artificiais do Maracanã chegou ao CT rubro-negro.

O vice-presidente de secretaria geral do Flamengo, Paulo Cesar Pereira, postou uma nova da nova máquina já no Ninho do Urubu. Sendo assim, a instalação do gramado começa nos próximos dias para os jogadores treinarem em um campo nas mesmas condições do Maracanã.

Ninho do Urubu foi o escolhido para receber o gramado híbrido com tecnologia igual e CT do Paris Saint-Germain. A mudança já era um pedido dos jogadores e foi aprovada por Paulo Sousa. O técnico português e sua comissão foram responsáveis por diversas mudanças no Ninho. A instalação de um telão na beira do campo e a compra de equipamentos para preparação física — como o GPS WIMU e o potencializador muscular TGM — são exemplos de melhorias.

Atualmente, o Flamengo tem cinco campos no Ninho do Urubu, mas conta com a construção de mais um ainda este ano. No entanto, somente o campo 2 receberá o gramado híbrido. Isso porque o local pertence aos profissionais e contém refletores, sendo assim permite atividades no final da tarde e à noite.

A nova tecnologia do Maracanã e do Ninho do Urubu

O gramado híbrido do Maraca contará com uma mistura de 90% de grama natural e 10% sintética. Marc Vercammen, executivo da empresa suíça GrassMax Systems, falou sobre a instalação do novo tapete do estádio à Maraca TV. Além disso, ele também revelou como o gramado vai suportar a grande quantidade de jogos no estádio por ano.

“Toda a obra já começou antes do Natal. A Greenleaf tirou a capa, porque mudamos a capa superior da areia, colocando 15 centímetros da areia nova. Agora a máquina de costurar chegou há dez dias. O sistema reforça, então, vai ajudar a estabilidade, vai evitar danos e deformações no campo, com o qual o campo pode receber quatro vezes mais jogo do que nas condições normais”, disse.

Leia mais: Flamengo arrecada mais de R$33 mil para refugiados de guerra com leilão

Vercammen também citou alguns clubes ao redor da Europa com essa tecnologia. Além disso, o executivo confirmou que essa costura estará presente na Copa do Mundo do Qatar. Sendo assim, o Ninho do Urubu terá a mesma grama utilizada nos maiores clubes e torneios do mundo.

“Todos os clubes na primeira divisão da Inglaterra têm o sistema (híbrido). Leeds (United), Leicester City, Tottenham, Real Madrid, (Athletic) Bilbao, Espanyol, Barcelona. A final da Copa do Mundo do Qatar vai ser jogada nesse sistema também, porque é uma obrigação da FIFA utilizados no Mundial tem que ser costurado com essa tecnologia.”

Siga José Mário Ferraz no Twitter.


Partilha
José Mário Ferraz
Autor

Apaixonado por contar histórias. Profissional com facilidade na escrita e na comunicação. Atualmente, redator no Mundo Rubro Negro