Mansur: excesso de cuidado foi obstáculo pro Flamengo contra o Santos

Atualizado: 17/07/2025, 14:33
Mansur durante programa Troca de Passes, do SporTV; jornalista falou sobre Flamengo x Bahia

O Flamengo foi imponente, controlou o jogo de acordo com sua característica, mas mesmo assim saiu derrotado da Vila Belmiro para o Santos. O jornalista Carlos Eduardo Mansur analisou a partida e apontou qual foi o grande obstaculo do Rubro-Negro.

➕ Neymar mexe com torcida do Flamengo ao comentar em post oficial

Apesar do amplo domínio da posse de bola, Mansur praticamente definiu que o controle do Flamengo foi "estéreo".

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Ou seja, o time trocava passes e envolvia o Santos, porém, parecia muito preocupado em não perder a bola, consequentemente arriscava pouco passes verticais.

Esse "medo" do Flamengo se baseava na estratégia do Santos, que estava claro. Os rivais queriam recuperar a bola, e rapidamente, acionar Neymar, para que o camisa 10 "tirasse algo da cartola", em cima da transição do Mengão.

"Parecia ser um Flamengo, em dado momento, muito preocupado em não perder essa bola para não ceder a transição, cuidadoso com a bola e acabou sendo um Flamengo, às vezes, pouco agressivo. Porque, às vezes, parece que o cuidado para não perder a posse faz você ser muito seguro com os passes e aí a circulação da bola fica mais lenta.", definiu Mansur.

Apesar de todo cuidado que tomou, foi justamente num erro de passe e uma recuperação rápida do Santos, que o Flamengo perdeu a bola e sofreu o gol de Neymar, que decretou a derrota.

Mansur aponta outra situação que complicou Flamengo contra o Santos

Além da posse de bola lenta e excesso de cuidado, Mansur aponta que a dificuldade do Flamengo em construir contra um time mais fechado, foi determinante para a partida.

Com uma proposta de contra-ataque, o Santos se manteve em bloco baixo durante boa parte da partida, e segundo Mansur, o Mengão "sentiu" isso.

"O Flamengo sentiu, em termos de jogo, ter que construir contra um bloco mais baixo", define.

Contra o São Paulo, o Flamengo também teve de encarar um time marcando em bloco baixo. Porém, teve muito volume de jogo e sufocou tanto o adversário, que acabou chegando nos gols.

Contra o Santos, faltou mais precisão, além dos fatores citados por Mansur, que agora colocam em risco a liderança do Fla no torneio.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.