Manipulação na Bolívia: ex-Flamengo está no olho do furacão

06/09/2023, 12:34
Futebol boliviano vive incerteza após casos de manipulação de resultados

Casos de manipulação de resultados seguem repercutindo no futebol mundial, e desta vez o problema chegou na Bolívia. Nesta terça-feira (5), o Conselho da Divisão Profissional do Campeonato Boliviano definiu a anulação da edição de 2023 dos dois principais torneios nacionais, por suspeita de manipulação de resultados.

Por 14 votos a favor, uma abstenção e dois votos contra, o Campeonato Boliviano e a Copa da Bolívia foram anulados. A decisão foi tomada por conta da suspeita de manipulação de resultados nos dois torneios. A liga nacional estava em andamento, na 25ª rodada de 34 previstas.

Leia mais: Lucas Moura diz que prefere decidir em casa mas acende alerta ao São Paulo

Em meio às suspeitas de corrupção e manipulação de resultados nos torneios da primeira divisão, o presidente do Vaca Díez, Marcos Rodriguez, é um dos envolvidos, e solicitou licença do seu cargo. Além dele, quatro jogadores do Independiente Petrolero estariam envolvidos em suborno, enquanto membros da comissão de arbitragem também são acusados de serem cúmplices.

Enquanto isso, há um brasileiro que está no meio do furacão, vivenciando o caos de perto. Revelado pelo Flamengo, o atacante Rafinha defende o Fútbol Club Universitario, e ainda não sabe qual será o futuro do seu clube. O Garoto do Ninho chegou ao clube no segundo semestre, e atuou em apenas três partidas até a paralisação.

Ex-Flamengo, Rafinha faz história na Bolívia

Alçado aos profissionais em 2013, Rafinha chegou a ser comparado a Neymar, pela sua ascensão meteórica com a camisa do Flamengo, com grandes atuações principalmente contra o Vasco, no Carioca daquele ano. Depois de rodar por diversos clubes do futebol brasileiro e do exterior, foi na Bolívia que o atacante se encontrou.

O jogador chegou ao futebol boliviano em 2021, onde defendeu o The Strongest, grande potência do país, por duas temporadas consecutivas. Em 2022, Rafinha deixou o clube, passou por Joinville, Maguary e Patrocinense, antes de voltar ao local onde criou uma rápida identificação.

Em sua apresentação no Universitario, Rafinha falou sobre a alegria de voltar a Bolívia, país onde nasceu seu filho:

“Estou muito feliz e motivado por voltar ao país que me recebeu tão bem e além disso, meu filho é boliviano. Estou preparado para esse novo desafio. Vou dar o meu melhor para alcançar os nossos objetivos e conquistar coisas grandes – afirmou Rafinha, que já havia jogado pelo The Strongest na Bolívia entre 2021 e 2022”.


Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.