Mais experiente que Paulo Sousa, Carvalhal tem aproveitamento assustador
Carlos Carvalhal está de saída do Braga e pode ser um nome a ganhar força nos próximos dias, apesar dos pedidos de grande parte da torcida pela volta de Jorge Jesus. Mas o desempenho de Carvalhal durante toda a sua carreira é menor que o de Paulo Sousa com apenas 42%.
Com a queda de rendimento do time comandado por Paulo Sousa e a crise à solta no Ninho do Urubu, parte da torcida cobra a diretoria por mudanças. Uma das maiores críticas da torcida faz referência ao aproveitamento baixo de Sousa, curiosamente muitos destes críticos citam Carlos Carvalhal como boa opção para substituir o atual treinador rubro-negro.
Leia mais: Técnico português procurado pelo Flamengo está livre no mercado
Paulo Sousa tem 48% de aproveitamento na carreira. No Flamengo, Sousa tem um aproveitamento de 66,6% em 24 jogos, durante quatro meses. Segundo dados da reportagem do Globo Esporte, o desempenho cai para 33,3% em duelos contra clubes da Séria A do Brasileiro
A carreira de números baixos de Carvalhal
Carvalhal teve um total de 542 jogos na carreira, com 227 vitórias e 140 empates, considerando dados do Transfermarkt.
No currículo, Carvalhal teve passagens por Grécia (Asteras Tripolis), Emirados Árabes Unidos (Al Ahli), Inglaterra (Sheffield Wednesday), País de Gales (Swansea City) e Turquia (Basaksehir e Besiktas). Além disso, os trabalhos em Portugal foram de maior destaque, como no Braga. Também comandou o Sporting CP, Marítimo, Rio Ave, CD Alves, Beira-Mar, Vitória FC, Leixões e Belenenses.
O experiente Carvalhal de 56 anos iniciou no CD Alves, de Portugal, em 2000 – com número de partidas contabilizados. A sua evolução como treinador foi com poucos jogos na carreira, totalizando menos de 50 partidas por temporada.
Já o ano de 2009, assumiu o Sporting CP. Em Portugal, participou de 33 jogos e conseguiu a quarta colocação no Campeonato Português. Mas, foi trocado no fim da temporada por Domingos Paciência, ex-Braga.
Carvalhal assumiu o Besiktas como interino em 2011. Na Turquia, participou de 47 jogos, com 22 vitórias, 9 empates e 16 derrotas.
O principal momento da sua carreira foi no Braga. Com duas passagens pelo clube, Carvalhal tem um aproveitamento de 60,96%, considerando as temporadas de 2006, e a de 2020 até a sua saída na segunda-feira (16). No total, foram 117 jogos, venceu 64 jogos e empatou 22.
Na atual temporada, o Braga está na quarta posição do Campeonato Português, com 65 pontos e nove pontos atrás do Benfica, antigo clube comandado por Jorge Jesus. Mas, Carvalhal já não segue mais no comando do clube português.
Confira também: Torcedores convocam “tuitaço” para pressionar diretoria do Flamengo
Os números de Paulo Sousa no comando do Flamengo
O Flamengo ocupa a 16ª posição do Campeonato brasileiro, com apenas 6 pontos . O desempenho é alvo de críticas por parte de torcedores e jornalistas, pois o time está próximo da zona de rebaixamento.
Um dos pedido da torcida é Carvalhal como o nome ideal para substituir Paulo no comando técnico já nessa temporada. A sugestão ganhou força no Twitter, no domingo (15). Além de outros nomes citados, como Leonardo Jardim e Jorge Jesus. Porém, os números indicam uma curiosidade na discussão sobre as opções de troca no Mais Querido.
“Não existe você ter Carvalhal, Jorge Jesus e Leonardo Jardim livres e pensar no Cuca. É ser burro demais. Não é pq são portugueses que tem a mesma metodologia. Paulo Sousa foi a pior escolha”, disse um torcedor.
Entretanto, o Flamengo teria dificuldades caso seguisse a sugestão dos torcedores. Isso porque, mesmo livres no mercado, a temporada na Europa está no fim. Ou seja, é provável que os profissionais recebem ofertas em breve.
Estudante de jornalismo e redator no Mundo Rubro Negro. Apaixonado por esportes e contar histórias. SRN 🔴⚫️