Maioria arretada! Flamengo tem maior torcida do nordeste do Brasil
O Flamengo enfrenta o Ceará neste sábado (14), às 16:30, na Arena Castelão. O jogo é válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro 2022. Se no estádio os rubro-negros serão minoria frente aos torcedores do Ceará, no universo dos torcedores de futebol nordestinos a história é bem diferente.
Pesquisa de 2019 do Datafolha mostra que o Flamengo tem ampla maioria da preferência dos torcedores da região nordeste do Brasil. A supremacia é tão grande que o Flamengo tem inclusive mais torcedores do que aqueles que se declaram sem time. Na comparação com times da região, o Mais Querido vence de goleada.
Leia Mais: Ceará x Flamengo: Oráculo faz previsão catastrófica para partida do Brasileirão
Segundo o Datafolha, o Flamengo tem 27% da torcida do nordeste. O percentual representa cerca de 15 milhões de pessoas. O Corinthians aparece em segundo, com apenas 9%. Em seguida aparecem na lista: São Paulo (6%), Palmeiras (5%), Vasco (5%). O Ceará, adversário do Flamengo neste sábado (14), aparece em 9o lugar na lista, com 2% dos torcedores, ou pouco mais de 1 milhão de torcedores. O percentual de pessoas que declararam não torcer para time nenhum foi de 22%.
Flamengo busca paz em Fortaleza
O Flamengo chega ao Castelão sob pressão. Com 5 pontos em 5 jogos, o Rubro-Negro não está agradando a grande parte da torcida, que exige melhor desempenho e melhores resultados. O movimento pela saída do técnico Paulo Sousa já é forte nas redes sociais.
Além disso, a crise política com a decisão de limitar o número de sócios Off-Rio só complicou as coisas. Na última quarta-feira (11), o Presidente Rodolfo Landim e o Vice Presidente de Futebol Marcos Braz sofreram cobranças no estadio Raulino de Oliveira, durante Flamengo x Altos.
Uma vitória sobre o Ceará é vista por analistas como fundamental para acalmar o ambiente no Flamengo. A partida em Fortaleza será a sétima seguida fora do Maracanã. O Rubro-Negro só volta a jogar na cidade do Rio de Janeiro no dia 17, contra a Universidad Católica, pela quinta rodada do Grupo H da Libertadores.
Ainda sofrendo com muitos desfalques, o técnico Paulo Sousa vai pode escalar alguns jogadores que não vinham atuando, como zagueiro Rodrigo Caio. Pode-se imaginar um time titular com Hugo, Matheuzinho, Rodrigo Caio, David Luiz (Pablo), Ayrton Lucas; João Gomes, Willian Arão (Thiago Maia), Everton Ribeiro, Arrascaeta; Gabigol, Bruno Henrique. Os relacionados para o jogo devem ser anunciados nesta sexta(13).