Ex-jogador de grande destaque e hoje cronista esportivo, Tostão publicou críticas ao Flamengo e ao técnico Tite. Em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo, publicada neste sábado (11), ele afirmou que o grande problema do Fla em temporadas recentes e especialmente neste ano é a prepotência de se achar muito melhor que os adversários.
“A maior dificuldade do Flamengo não é técnica, tática nem de falhas do treinador Tite. O principal problema é a prepotência, que existe dentro e fora do clube, de achar que o elenco e o time só tem craques, que é muito melhor do que todos os outros e que deveria ganhar com facilidade as partidas”, escreveu Tostão, em texto que foi publicado antes da vitória do Flamengo sobre o Corinthians.
➕: Nadadores do Flamengo fecham Troféu Brasil com títulos e vagas em Paris 2024
O ex-jogador foi além e disse não ver grande diferença nos elencos de Flamengo e Palmeiras. Ele entende que maior disparidade, aliás, está na forma que Abel Ferreira e Tite tratam seus elencos. Enquanto o primeiro tenta encontrar melhor função para cada atleta, o treinador rubro-negro visa adequar jogadores a esquema.
“Abel Ferreira utiliza o ótimo elenco criando variações na estratégia de jogo, de acordo com estilo dos jogadores e do adversário. Já Tite substitui jogadores, mas quase sempre mantém o desenho tático.”
Em momentos do texto, Tostão deixa claro que considera um erro de Tite a mudança de posição dos atletas sem modificar o esquema. Ele deu exemplo da dupla Gabigol e Bruno Henrique, que classifica que não podem fazer função de ponta, como Cebolinha, ou atacantes como Pedro: “Brilharam por se deslocar dos lados para o centro para decidir as jogadas”.
Flamengo inicia preparação para jogo decisivo pela Libertadores
A vitória sobre o Corinthians levantou moral do time do Flamengo e deu mais tranquilidade para jogadores e elenco antes de partida contra o Bolívar. Após folga no domingo (12), os jogadores se reapresentam na tarde desta segunda-feira (13) para darem início aos trabalhos visando jogo com o Bolívar.
Partida decisiva para o Flamengo pela Libertadores acontece nesta quarta-feira (15), às 21h30, no Maracanã. Com quatro pontos e terceiro colocado do Grupo E, o time precisa da vitória de qualquer maneira para garantir continuidade na briga pela vaga no mata-mata.
Tite ainda não sabe se poderá contar com atletas importantes: Arrascaeta, Pedro, Pulgar e Bruno Henrique. Mas, mesmo que todos estejam fora, a escalação que venceu o último jogo deve ter apenas mudança no comando do ataque.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.