Maior ídolo do Vasco esteve por detalhes de acertar com o Flamengo

Atualizado: 01/11/2023, 21:00
flamengo vasco roberto dinamite

Mundo Bola Informação | Yago Martins — O ano era 1980. Embora Nunes fosse o centroavante titular do Flamengo, a diretoria rubro-negra viu surgir uma grande oportunidade de mercado em março daquele ano. Sendo assim, o então presidente Márcio Braga viajou para a Espanha e assinou um pré-contrato com o ídolo do Vasco, Roberto Dinamite, reserva no Barcelona.

Naquela altura, Roberto já havia colocado seu nome na história do rival, com os títulos do Brasileiro e Carioca na década de 70. Sendo assim, poderia ser o nome ideal para auxiliar Zico no Mais Querido. Aliás, o ”Galinho” estava prestes a entrar no seu auge no Rubro-Negro. No entanto, a repercussão negativa da notícia no Brasil, fez Eurico Miranda entrar na jogada.

Leia também: 15 jogadores que atuaram pelo Flamengo e talvez você não saiba

Na época, o diretor do Cruz-Maltino viajou para a Catalunha com o objetivo de melar o negócio entre Flamengo e Roberto, e levar o atacante de volta para São Januário. Por causa de uma dívida do Barcelona com o Vasco avaliada em 700 mil dólares, chegou-se a um acordo para que Dinamite retornasse ao clube onde foi revelado.

flamengo roberto dinamite vasco
Roberto Dinamite é o maior artilheiro da história do Brasileirão e do Carioca — Foto: Divulgação / CBF

Dinamite não fez falta ao Flamengo

Roberto não chegou, e Nunes acabou colocando seu nome na história rubro-negra nos anos seguintes. Em 80, o camisa 9 foi decisivo na decisão contra o Atlético-MG, e uma temporada depois, fez dois gols na final do Mundial de Clubes contra o Liverpool. Em resumo, o Flamengo conquistou na década quatro Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial.

Já Roberto, ainda conquistaria outros quatro títulos estaduais (1982, 87, 88 e 92), sendo artilheiro do Brasil em 1981, do Brasileirão de 1984 e dos estaduais de 1981 e 1985. No total de sua carreira, foram 702 gols pelo Vasco, sendo até hoje o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro. Ou seja, acabou que sendo bom para as duas partes.


Compartilhe
Yago Martins
Autor
Jornalista formado pela Unisuam, 27 anos, natural do Rio de Janeiro. Atua na comunicação desde 2018, com passagens por rádio, TV e portais esportivos. Apaixonado por esporte e jornalismo.