Lucidez, versatilidade e similaridades com Gerson: analista mostra com joga Saúl

O conhecido jogador Saúl Ñíguez está muito perto do Flamengo e deve ser oficializado nos próximos dias. Ele jogou com Filipe Luís no Atlético de Madrid e agora chega ao Mengão para ser treinado pelo velho conhecido.
➕Saúl no Flamengo incomoda rivais: 'Não tem como pegar os caras'; veja
Por isso, Raphael Rabello, analista tático do canal Falando de Tática, fez um vídeo para mostrar como o novo reforço do Mengão joga.

+18 | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
"Disputa em força, tira a bola da zona de pressão, especialidade da casa. Raramente vai perder a bola, dar passe errado bobo. É um jogador lúcido, busca sempre a melhor decisão, o melhor passe. É muito técnico, de bom passe, visão de jogo e intensidade sem a bola", inicia.
A intensidade é tão grande que o jogador chega a ser violento.
"Isso faz com que ele chegue a ser um pouco violento. Toma muito cartão. Ele não perde viagem. Com o Pulgar, vai ser só machado", analisa.
Intensidade sem a bola
Uma marca registrada de Saúl é a intensidade. Isso mostra a motivação de Filipe Luís para tê-lo no elenco.
"Imprime muita intensidade no jogo, ataca espaço. O Filipe sempre fala que gosta de jogadores que não perdem a bola. O Saul é muito isso. É muito fera em entender quem é o homem livre, não forçar uma jogada", afirma.
Na marcação, Saúl é um monstro.
"Está em todos os lugares do campo. Marca corredor lateral, marca por dentro, salta pressão, anda para trás, para frente, se dedica muito na marcação. Lê rapidamente que pode atacar o espaço para ficar com a posse", avisa o analista tático.
A simplicidade transforma seu jogo em efetividade.
"Joga de forma muito simples, joga simples, não é um jogador de jogada exuberante, mas é muito consciente, acha o bom passe, entende o companheiro que está na vantagem", comenta.
Saúl é bom no ataque e tem semelhanças com Gerson
Além de marcar e defender, ou mesmo armar para os jogadores da frente, Saúl também ajuda sendo o cara que recebe a bola e é decisivo no ataque.
"Ele é arco e é flecha também. Também consegue fazer esse movimento de ruptura. Ele ataca espaço, recebe na profundidade e faz gol. Se ele vê possibilidade de atacar espaço, ele vai atacar e vai tentar receber a bola", diz.
Isso faz com que ele seja muito versátil.
"Pode fazer o falso ponta pelo lado direito, meia central, volante. Muito interessante a versatilidade", analisa.
A peça 'coringa', logicamente, lembra Gerson, que
"Tem características do Saúl parecidas com as do Gerson. Retém bem a bola, não perde, é lúcido com a bola. Se dedica defensivamente, até mais do que o Gerson. Não tem tanto drible ou é habilidoso quanto o Gerson, mas é muito técnico. Não são iguais, mas têm similaridades", conclui. Veja a análise completa abaixo.