Lorran figura em ranking de maiores revelações do mundo em 2024

11/12/2024, 13:42
Atualizado: 11/12/2024
lorran em jogo do flamengo no maracanã

Joia das categorias de base do Flamengo, Lorran está presente no ranking das principais revelações do futebol mundial em 2024. Estudo feito pelo CIES Football Observatory criou mecanismo para avaliar e listar as 100 promessas que se destacaram ao longo desta temporada. O meia-atacante do Mengão é o 91º da lista. 

O levantamento considera atletas abaixo de 20 anos com maior experiência de jogo em 2024. A pontuação é o resultado da análise dos minutos disputados em partidas oficiais como profissional, ponderados pelo nível esportivo dos confrontos e pelos resultados das partidas. 

Próximo do Flamengo, José Boto tem data para deixar a Croácia

Lorran figura na 91ª posição com a pontuação de 57.3. Ele disputou 1.011 minutos com o Manto Sagrado em 27 partidas na temporada, uma média de 37,4 minutos por jogo. A equipe conquistou 14 vitórias, seis empates e sofreu sete derrotas nas partidas que o jovem participou. Um aproveitamento de 59%. 

Outros jovens brasileiros estão presentes no ranking e fazem do Brasileirão a liga com mais jogadores na lista. São eles: Estevão (Palmeiras- 4º), Breno Bidon (Corinthians - 10º), Sergio Palacios (Bragantino - 19º), Kauã Elias (Fluminense - 29º), Vitor Reis (Palmeiras - 39º), Gabriel Carvalho (Internacional - 41º), Alisson Santana (Atlético-MG - 65º), Kervin Andrade (Fortaleza - 77º), Rayan (Vasco - 78º) e Gustavo Prado (Internacional - 99º).

Já o maior valor de experiência foi o de Lamine Yamal. Contudo, o jovem espanhol ficou de fora por já estar estabelecido no profissional do Barcelona desde a última temporada. Assim, a liderança ficou com o também atleta do time catalão Pau Cubarsí (91.5), zagueiro de 17 anos. 

O 2024 de Lorran no Flamengo

A temporada de Lorran começou com grande destaque na Libertadores Sub-20 e jogos que chamaram a atenção no profissional. Mas teve momentos de vaias da torcida, substituição com poucos minutos em campo, descida para o sub-20 e agora tentativa de retomada para começar 2025 com posição estabelecida no elenco.

Ele passou a integrar o elenco profissional em abril. Ele deu assistência para Léo Ortiz com um minuto em campo contra o Palestino, pela Libertadores, e entrou poucos minutos contra Atlético-GO, Bolívar e Botafogo na sequência. A primeira grande atuação foi contra o Amazonas FC, na Copa do Brasil, quando estreou como titular.

Foi então que, dois jogos depois, foi titular novamente contra o Corinthians e brilhou. O Garoto do Ninho deu assistência para Pedro abrir o placar para o Flamengo aos 20 minutos do primeiro tempo e marcou o gol da vitória. Partida que o fez ser muito utilizado e importante durante o período da Copa América, quando o Fla estava muito desfalcado. Ele participou de oito dos 11 jogos do período, seis como titular.

Perda de espaço 

A oscilação começou em partida contra o Cruzeiro, vencida pelo Flamengo por 2 a 1. O jovem começou no 11 inicial e não fazia boa partida, o que ocasionou em vaias dos torcedores e substituição no intervalo. Na coletiva, Tite pediu paciência para não queimar uma promessa.

Mas no jogo seguinte foi o treinador que decidiu expor o Garoto do Ninho. Adenor colocou o Camisa 19 aos 39 minutos do primeiro tempo de empate com o Cuiabá, em junho, no Maracanã, e o tirou do jogo aos 37 da segunda etapa.

Lorran só jogou sete partidas do profissional do Flamengo desde então. São cinco meses de poucos minutos e somente uma partida como titular no time principal: derrota para o Grêmio, em setembro, quando foi bem.

Filipe Luís acionou o Garoto do Ninho no fim de três partidas do Brasileirão, contra Fluminense, Cruzeiro e Atlético-MG. Ele foi liberado mais cedo para se apresentar junto ao elenco de jovens que vai iniciar o Campeonato Carioca. 


Compartilhe
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.