Logomarca do Governo Federal gera zoeira entre torcedores do Flamengo

O Brasil terá um novo presidente da república em primeiro de janeiro de 2023. Luis Inácio Lula da Silva vai assumir a função, substituindo Jair Bolsonaro, que não foi reeleito após vencer em 2018. Entre as muitas mudanças, o logotipo do Governo Federal será uma das mais visíveis.
Todo novo governo que entra muda a logomarca do Governo Federal. Esse logotivo é usado em todas as ocasiões em que a União está presente. Para os quatro anos em que esteve no comando, Bolsonaro escolheu a frase Patria Amada Brasil, mas também com uma representação da bandeira do Brasil.
Leia Mais: Flamengo e Palmeiras serão consultados sobre a cidade favorita para receber a Supercopa
Para o governo que vai entrar, a equipe de transição já está pensando em opções para o novo logotipo, pois ele estará presente em todo lugar, de anúncios na TV até nas placas anunciando obras em estradas e outras propriedades da União.
Pois uma dessas marcas vazou na internet e imediatamente causou polêmica. Em tempos de polarização extrema, defensores do governo que está saindo e do governo que está entrando bateram boca em post da Deputada Federal Joice Hasselmann. Tudo porque a possível nova marca traz as cores vermelho e preto.
Marcas anteriores de governos do PT também incluíram o vermelho e o preto
Para a deputada, que é identificada com o campo ideológico da direita, o uso do vermelho e do preto não é adequado, pois não são cores presentes na bandeira brasileira. Os que concordaram com Joice acusaram o novo governo de apologia ao comunismo, ao PT, ao demônio, entre outros absurdos.
Foi nesse momento então que um terceiro grupo de pessoas entrou na discussão. Os torcedores do Flamengo, membros da Nação Brasileira, mas principalmente na Nação Rubro-Negra, fizeram uma defesa apaixonada do vermelho e do preto na marca do governo federal. Veja alguns exemplos.
“42 milhões de brasileiros reconhecem essas cores como de sua Nação!” – @vinnybrandt
“Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.” – @delaurentiis_br
“Clara homenagem à Nação Rubro-Negra!” – @Meumengaoofc
“Hi, qual foi? Q q vc tem contra o CRF? Pq não homenagear o maior time do Brasil???” – @dralexlima2
Caso a imagem vazada ou alguma variação vire a marca oficial, essa não será a primeira vez que houve a inclusão do rubro-negro. Em governos anteriores do PT na esfera federal, o vermelho e o preto também estavam presentes.
No primeiro governo Lula, entre 2003 e 2006, a marca era “Brasil, Um País de Todos”, com as letras que formam o nome do país em azul, amarelo, verde, branco, vermelho e preto. Entre as justificativas, existe a de que essas seis cores estão presentes na maioria das bandeiras dos estados brasileiros (sim, estamos olhando para você, Espirito Santo).
Outra interpretação seria a de que as seis cores representariam todas as etnias presentes no Brasil, além das belezas naturais representadas pelas cores da bandeira nacional. Em comunicado após a marca vazar, a equipe de transiçção afirmou que trata-se apenas de uma das opções sendo estudadas.