Lobby por estádio do Flamengo pode reeleger Eduardo Paes no 1º turno
Nos últimos meses, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, vem se manifestando com frequência em público em defesa da construção de um estádio próprio para o Flamengo na região do Gasômetro. Na segunda, Paes teve mais uma reunião sobre o tema com o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim.
Nesta quarta-feira (19), uma pesquisa do instituto Quaest mostrou que Eduardo Paes tem 51% das intenções de voto na disputa pela prefeitura, o que garantiria sua reeleição no primeiro turno.
➕Entenda como Prefeitura pode desapropriar Gasômetro para Flamengo
A pesquisa não consultou os eleitores sobre o efeito do lobby de Paes pelo estádio do Flamengo, mas os levantamentos mostram que atualmente o Flamengo tem mais torcida que os seus rivais somados e vem aumentando a diferença nos últimos anos, com a torcida mais jovem do Brasil.
Em maio, Paes prometeu desapropriar o terreno no Gasômetro pertencente a um fundo administrado pela Caixa Econômica Federal caso o banco não aceite vendê-lo ao Flamengo.
O prefeito pretende enviar à Câmara Municipal um projeto permitindo ao Flamengo transferir potencial construtivo da sua sede na Gávea para financiar a operação no Gasômetro, da mesma maneira que o Vasco fará em São Januário.
O segundo colocado na pesquisa Quaest, Alexandre Ramagem, é colega de partido do vice-presidente de Futebol do Flamengo e vereador Marcos Braz e esteve recentemente no Ninho do Urubu em evento promovido por Braz. Ramagem, entretanto, não se pronunciou sobre o projeto de estádio do Flamengo. A exemplo de Paes, ele torce para o Vasco.
Terceiro colocado nas pesquisas, Tarcísio Motta também é vascaíno e entrou com uma ação na Justiça em 2022 para que o clube pudesse jogar no Maracanã.
Ambos são deputados federais e podem ter que se envolver em negociações para mudar o Estatuto da Cidade para que o Flamengo possa usar o potencial construtivo da Gávea.
Ramagem e Tarcísio estão muito atrás de Eduardo Paes na pesquisa Quaest. O primeiro aparece com 11% e o segundo com 8%.
O torcedor do Flamengo mais bem colocado nas pesquisas é Rodrigo Amorim, que causou polêmica no passado ao participar de cerimônias de entrega de troféu ao Flamengo no Campeonato Carioca no gramado do Maracanã. Ele tem apenas 4% na pesquisa Quaest.