Lobby do Fluminense na Conmebol pode colocar Marcelo em possível jogo contra Flamengo nas quartas
No tapetão, o Fluminense tentou anular o cartão vermelho de Marcelo sofrido contra o Argentinos Juniors. Assim, ficando com o atleta disponível para a partida de volta. No entanto, o pedido foi negado pela Conmebol nesta sexta-feira (4). Mas se engana quem pensa que os rivais tentavam livrar Marcelo somente das oitavas de final. A pressão exercida pelo clube pode servir para ter o jogador contra o Flamengo em um possível certame.
Isso porque as equipes podem se encontrar nas quartas de final segundo o chaveamento da Copa Libertadores. O Mengão saiu na frente e venceu o Olimpia por 1 a 0 no Maracanã, na última quinta-feira (3), enquanto o Fluminense empatou em 1 a 1 na Argentina. Mas a expulsão direta de Marcelo deveria tirá-lo do jogo de ida das quartas de final. Além da suspensão automática no jogo seguinte, a Conmebol costuma aplicar uma sanção de jogos um pouco maior em casos de expulsão direta.
Leia mais: Flamengo pode ter adversário com desfalque importante nas quartas da Libertadores
Mas o lobby do Fluminense parece estar surtindo efeito. Apesar da negativa da Conmebol em cancelar o cartão para o jogador, a entidade deixa claro no último parágrafo do texto que irá olhar com carinho no julgamento do atleta, aplicando uma punição que se encaixe com a infração cometida pelo lateral-esquerdo tricolor, apesar de não poder retirar o cartão. Confira o trecho:
“Em concordância com as disposições do Código Disciplinar vigentes, a Comissão Disciplinar da Conmebol não pode cancelar o cartão vermelho de um jogador nem seus efeitos automáticos. O que se pode e fará, no marco do expediente identificado CL.E-32-23 é, analisar a infração em si e determinar a punição que a corresponda para o senhor Marcelo Vieira Da Silva Junior“.
Argentino que sofreu falta violenta pode ficar um ano longe dos gramados
O Fluminense argumenta que Marcelo não teve a intenção de fazer a falta. A reação do jogador após o ocorrido comprova isso. No entanto, não se pode ignorar a força do contato e a imprudência do jogador no lance, que culminou em uma cena assustadora. O argentino Luciano Sánchez aparece nas fortes imagens com a perna dobrando após ficar presa debaixo da chuteira de Marcelo.
O lance, aliás, acarretou em uma luxação no joelho do atleta. A recuperação levará de dez a 12 meses. Ou seja, o jogador pode ficar um ano longe dos gramados por conta da imprudência de Marcelo. Dessa forma, o Mengão deve ficar de olho no que vai acontecer e no julgamento envolvendo o jogador, já que a jurisprudência de casos parecidos na Libertadores aponta para mais de um jogo de suspensão em casos semelhantes.