Lima entra na briga pra sediar final da Libertadores 2025

27/02/2025, 20:32
Atualizado: 27/02/2025
Torcida do Flamengo comemorando conquista da Libertadores em 2019

Durante uma reunião realizada na última quarta-feira (26) no Rio de Janeiro, a direção da Conmebol informou aos membros de seu Conselho que três cidades estão competindo para sediar a final da Libertadores de 2025: Brasília, Montevidéu e Lima. A data marcada para a decisão é 29 de novembro. A informação é da "CNN Brasil".

Flamengo estreia na Libertadores Sub-20 neste sábado; relembre título de 2024

A capital brasileira nunca sediou a final única do principal torneio de clubes no continente. Já a capital uruguaia e a peruana já receberam a decisão, sendo a última a primeira a sediar o novo formato, em 2019.

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

O Flamengo, inclusive, foi o primeiro campeão da final única, ao vencer o River Plate, por 2 a 1, em Lima. Em Montevidéu, o Rubro-Negro venceu em 1981, no jogo decisivo contra o Cobreloa e acabou perdendo em 2021 para o Palmeiras, na prorrogação.

Lima é novidade entre as possíveis sedes

A CBF já havia anunciado, em dezembro do ano passado, a indicação do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, para sediar a partida. No final de 2024, a Associação Uruguaia de Futebol também oficializou o Estádio Centenário, em Montevidéu, como candidato. A novidade foi a inclusão do Monumental de Lima na disputa, onde o Mengão conquistou o bicampeonato.

A Federação Colombiana de Futebol manifestou interesse em candidatar Medellín, mas essa proposta não se concretizou. O Brasil já sediou duas finais da Libertadores, ambas no Maracanã, no Rio de Janeiro, nas edições de 2020 e 2023.

A CBF acredita que a boa malha aérea de Brasília é um trunfo, facilitando o deslocamento de torcedores de diferentes partes do Brasil e de outros países da América do Sul, já que os clubes finalistas costumam viajar em voos fretados. O Estádio Mané Garrincha, que foi reconstruído para a Copa do Mundo de 2014, tem capacidade para mais de 70 mil espectadores.

Flamengo, Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional e São Paulo já estão classificados para a fase de grupos da Libertadores, enquanto Corinthians e Bahia disputarão a etapa preliminar.