Lima entra na briga pra sediar final da Libertadores 2025

Atualizado: 27/02/2025, 20:32
Torcida do Flamengo comemorando conquista da Libertadores em 2019

Durante uma reunião realizada na última quarta-feira (26) no Rio de Janeiro, a direção da Conmebol informou aos membros de seu Conselho que três cidades estão competindo para sediar a final da Libertadores de 2025: Brasília, Montevidéu e Lima. A data marcada para a decisão é 29 de novembro. A informação é da "CNN Brasil".

Flamengo estreia na Libertadores Sub-20 neste sábado; relembre título de 2024

A capital brasileira nunca sediou a final única do principal torneio de clubes no continente. Já a capital uruguaia e a peruana já receberam a decisão, sendo a última a primeira a sediar o novo formato, em 2019.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

O Flamengo, inclusive, foi o primeiro campeão da final única, ao vencer o River Plate, por 2 a 1, em Lima. Em Montevidéu, o Rubro-Negro venceu em 1981, no jogo decisivo contra o Cobreloa e acabou perdendo em 2021 para o Palmeiras, na prorrogação.

Lima é novidade entre as possíveis sedes

A CBF já havia anunciado, em dezembro do ano passado, a indicação do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, para sediar a partida. No final de 2024, a Associação Uruguaia de Futebol também oficializou o Estádio Centenário, em Montevidéu, como candidato. A novidade foi a inclusão do Monumental de Lima na disputa, onde o Mengão conquistou o bicampeonato.

A Federação Colombiana de Futebol manifestou interesse em candidatar Medellín, mas essa proposta não se concretizou. O Brasil já sediou duas finais da Libertadores, ambas no Maracanã, no Rio de Janeiro, nas edições de 2020 e 2023.

A CBF acredita que a boa malha aérea de Brasília é um trunfo, facilitando o deslocamento de torcedores de diferentes partes do Brasil e de outros países da América do Sul, já que os clubes finalistas costumam viajar em voos fretados. O Estádio Mané Garrincha, que foi reconstruído para a Copa do Mundo de 2014, tem capacidade para mais de 70 mil espectadores.

Flamengo, Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional e São Paulo já estão classificados para a fase de grupos da Libertadores, enquanto Corinthians e Bahia disputarão a etapa preliminar.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.