Liga rival do Flamengo vira piada para próprios integrantes: ‘faz fiado’

A LFF, ou seja, Liga Forte Futebol, tenta correr para viabilizar o adiantamento de R$ 375 milhões e manter o interesse dos clubes parceiros. No entanto, a demora fez com que virasse piada internamente e os dirigentes dos clubes estão chamando a LFF de ‘Liga Faz Fiado’, segundo a Folha. O Flamengo faz parte da Libra, rival da Liga.
A promessa da Liga não vem se concretizando e o dinheiro da XP não chega. Do outro lado, a Libra tem o forte investidor da Arábia Saudita: o fundo Mubadala, que quer o aval apenas de Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Corinthians para fechar com o futebol brasileiro. Assim, ignorando as saídas de Botafogo, Vasco e Cruzeiro, clubes que movimentam menos dinheiro.
Leia mais: Fundo árabe diz que só precisa de Flamengo e paulistas pra investir na Libra
A Liga e a Libra disputam fatia dos direitos de transmissão do Brasileirão. Isso porque a Globo deixa de ter a exclusividade do torneio em 2025. Assim, os movimentos são para após o período de hegemonia da emissora.
O adiantamento da XP estaria acertado com 26 clubes. No entanto, são nomes mais medianos, como Atlético-MG, Athletico, Internacional e Fluminense. Na Libra, medalhões como Flamengo e Corinthians, que movimentam mais a atraem mais audiência, além de grandes time como São Paulo e Palmeiras, que também têm grandes torcidas.
Libra e Liga têm dificuldades em reunir os 40 clubes das Séries A e B
Caso aconteça um acerto com os 20 clubes das Séries A e B, o negócio pode movimentar até R$ 5 bilhões. No entanto, 26 estão com a Liga, e 18, com a Libra, contando com o Mengão. Sobre o atraso da XP, o presidente do Fortaleza Marcelo Paz nega:
“O que sempre foi discutido dentro da LFF é que os clubes receberiam o dinheiro do adiantamento após a assinatura dos documentos, o que está para acontecer em breve. Estamos muito próximos do acordo e do valor ser adiantado pela XP”, explica.