Liga do futebol brasileiro pode gerar R$ 4 bilhões por ano com direitos de TV

29/06/2022, 10:30
Taça da Copa do Brasil; Flamengo decidirá torneio contra o São Paulo atuando como visitante

Existem hoje no Brasil dois grupos diferentes de times querendo a criação de uma liga nacional. E a Libra (Liga de Clubes do Brasil) e a Liga Forte Futebol estão conversando para chegar a um acordo. Em julho deve ocorrer uma reunião para conciliação entre os dois lados.

A informação é de Rodrigo Mattos, do Uol. Segundo o jornalista, o objetivo portanto é a formação de uma Liga para organizar melhor o futebol brasileiro. A Libra projeta que com essa organização, 4 bilhões de reais seriam gerados em receitas anuais com os direitos. Esse valor é mais do que o dobro do que se ganha hoje.

Leia mais: Tolima x Flamengo: Confira a equipe de transmissão

Nos últimos dias, os grupos se reuniram entre si. A Libra, que é composta pelos clubes de São Paulo e Flamengo, Vasco, Botafogo e Cruzeiro, se reuniu na última sexta-feira (24). A Liga Forte Futebol é composta por 25 times, como por exemplo Fluminense, Atlético-MG, Internacional, e outros times de menor expressão no cenário. Esse grupo confirmou sua fundação na sede da CBF na terça-feira (28).

Clubes tem divergências quanto a distribuição do dinheiro

Mas enquanto isso, os dois grupos querem sentar para conversar e tentar chegar a um meio termo em relação aos critérios de distribuição de dinheiro. A Libra tem uma divisão de dinheiro que consiste em um teto entre maior e menor, divisão com 45% dos valores iguais entre os times, 25% por premiação e 30% por engajamento de torcida.

Enquanto isso a Liga Forte Futebol tem o interesse de reduzir a diferença entre o clube que mais ganha e o que menos arrecada, e questiona alguns critérios da Libra, como a porcentagem por engajamento de torcida.

Os dois grupos devem entrar em consenso, porque estão enxergando que, se negociarem os direitos de forma separada, perderão bastante dinheiro. A Libra já conta com a estrutura de um modelo de governança para receber os investimentos. Portanto, calcularam que arrecadariam 4 bilhões de reais anuais com o Brasileiro da série A e B. Atualmente os direitos de TV geram 1,7 bilhão aos clubes, ou seja, menos da metade do que poderão receber.


Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.