Em busca da liderança, Flamengo visita o São José pelo NBB

21/11/2023, 13:06
Filipovity em jogo do Flamengo no Maracanãzinho; Rubro-Negro pode assumir a liderança do NBB nesta terça

Após perder na estreia, o Flamengo engatou cinco vitórias seguidas e já briga pelas primeiras posições do Novo Basquete Brasil (NBB). Nesta terça-feira (21), o time comandado por Gustavo de Conti visita o São José, às 20h (horário de Brasília), e uma vitória coloca o Mais Querido na liderança.

No NBB, a maneira correta de avaliar a tabela é pelo aproveitamento, e não pelos pontos conquistados. Isso porque os times possuem números de jogos diferentes. Enquanto Pato Basquete e Botafogo, por exemplo, já disputaram 10 partidas, o Flamengo só jogou seis vezes.

Leia mais: Rossi destaca força da torcida do Flamengo e acredita em título do Brasileiro

Sendo assim, em questão de aproveitamento, o Flamengo tem tudo para assumir a liderança nesta terça. Até o momento, o Rubro-Negro ocupa a segunda posição, com cinco vitórias e uma derrota, 83,3% de aproveitamento. O time de Gustavo de Conti só perde para o Minas, que venceu seis em sete jogos, e tem 85,7%.

Caso vença o São José, o Orgulho da Nação pula para o mesmo aproveitamento, mas supera a equipe mineira no saldo de pontos. No momento, os dois times estão empatados com 77 pontos de saldo, mas uma vitória no Linneu de Moura coloca o Mengão na frente, no topo da tabela.

Top 10 do NBB por aproveitamento

Foto: Reprodução / LNB

Top 10 do NBB por pontos

Vale destacar que no NBB, a vitória vale dois pontos, e a derrota um. Por isso, o Botafogo, que mesmo tendo perdido oito das dez partidas disputadas, aparece em oitavo na tabela de pontuação. Já na de aproveitamento, o clube carioca é apenas o 17º.

Flamengo vai anunciar novo reforço para a disputa do NBB

Embalando na competição e com um dos elencos mais fortes do NBB, o Flamengo sofre com lesões importantes neste início de torneio. Um dos principais reforços para a temporada, Scott Machado sofreu uma fratura no pé, e só deve voltar daqui a dois meses, prazo parecido com o de Olivinha, que deslocou o ombro.

Além dos dois jogadores, Lucas Mariano, outra grande contratação para a temporada, está suspenso por doping e só poderá atuar à partir de março de 2024. Sendo assim, com a rotação mais curta do que o normal, o Flamengo agiu rápido e foi ao mercado em busca de um velho conhecido.

Destaque da base do Flamengo, o clube repatriou o ala-pivô Kayo Gonçalves, que deixou a Gávea em 2016 para jogar no basquetebol universitário dos Estados Unidos. Após se formar por South Alabama (NCAA D1), o jogador partiu para a Alemanha, e agora volta ao clube que o revelou. Com todos os detalhes acertados, o anúncio deve acontecer nos próximos dias.


Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.