Licitação do Maracanã pode ser suspensa na véspera de entrega de propostas; entenda

05/12/2023, 12:01
Complexo Maracanã: Maracanãzinho à esquerda, estádio ao centro e Parque Aquático Júlio Delamare à direita; Flamengo aguarda julgamento do TCE sobre suspensão de licitação

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) ameaça paralisar novamente o processo de licitação do Maracanã. Após auditoria recomentar suspensão, os conselheiros vão se reunir para votar a paralisação nesta quarta-feira (6). A votação acontece na véspera da data para entrega das propostas para gestão do estádio por 20 anos, que contará com o Flamengo entre os concorrentes.

No julgamento, seis conselheiros vão analisar o caso. O resultado será definido pela maioria. Em caso de empate, o presidente do Tribunal vota. A decisão da votação é da conselheira relatora do caso Mariana Willeman após auditoria apontar que o edital não cumpre determinações do TCE.

Leia mais: De La Cruz demonstra gratidão ao comentar saída do River Plate

Na última sexta-feira (1º), técnicos da Casa Civil do Rio de Janeiro se reuniram com Mariana Willeman para responderem os questionamentos sobre o edital. Entretanto, não foi o suficiente para convencer a conselheira e a opção foi por prosseguir com a possível suspensão.

Em 2022, o Tribunal também suspendeu o processo de licitação às vésperas da entrega das propostas por apontar 14 irregularidades no edital. Na análise deste ano, a auditoria listou dez pontos que seguem descumprindo as determinações.

Até o momento três grupos manifestam o desejo de participar da concorrência pelo Maracanã. São eles: o consórcio formado por Flamengo e Fluminense, o Vasco, com dois parceiros, e a Arena 360, gestora do Mané Garrincha.

Flamengo se manifestou contra suspensão da licitação do Maracanã

A administração do Maracanã segue com Flamengo e Fluminense, que venceram concorrência pública para gerir o estádio em 2024. No entanto, o Rubro-Negro emitiu nota oficial e afirmou que apenas com a concessão definitiva poderá realizar “investimentos para resgatar a grandiosidade do Maracanã”

Além disso, pede ao TCE e ao Governo do Rio que mantenham a data de 7 de dezembro para os concorrentes enviarem as propostas. Segundo o clube, um novo adiamento iria representar falta de segurança jurídica aos interessados no processo. O Fla teme que um novo adiamento possa atrasar da licitação por tempo muito maior que o previsto.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.