Comissão confirma Fla-Flu a um passo de ganhar licitação do Maracanã
A Comissão Especial de Licitação respondeu nesta segunda-feira (6) aos recursos impostos pelos três consórcios sobre a nota técnica da proposta para concessão do Maracanã e tornou a vitória do Consórcio Fla-Flu uma questão de tempo, restando cumprir apenas os trâmites formais de análise da proposta financeira.
O Consórcio Fla-Flu só deixará de ganhar a concessão para administrar o Maracanã pelos próximos 20 anos caso a sua proposta seja inferior ao valor mínimo de outorga para administração do estádio, o que é muito improvável já que isso representaria desclassificação automática e não faria sentido entrar na disputa com uma oferta deste tipo.
➕Novela da concessão do Maracanã terá desfecho nesta semana
Salvo este cenário apenas hipotético, a vitória do Consórcio Fla-Flu agora é apenas uma questão de os envelopes serem abertos, na quarta-feira (8), às 10h30, a comissão analisar as documentações e atribuir as notas. O edital determina que a melhor proposta financeira receberá nota 125, e a segunda melhor, 115, desde que ambas ultrapassem o valor mínimo de R$ 6,132 milhões anuais e incluam toda a documentação necessária do Plano de Negócios.
Só serão dadas duas notas já que foi mantida a nota técnica e a consequente desclassificação da RGND Consultoria, que não obteve os 70 pontos mínimos necessários para seguir na disputa. Já o Consórcio Maracanã Para Todos (formado por Vasco SAF e W/Torre) teve sua nota aumentada de 81 para 85. O Consórcio Fla-Flu, por sua vez, não obteve êxito no recurso no qual pleiteava nota máxima e a eliminação do Vasco, mantendo 117 pontos de 125 pontos possíveis.
A nota final é composta pela média entre a nota técnica, com peso de 60%, e a nota financeira, com peso de 40%. Desta forma, se tiver a segunda melhor proposta e obtiver 115 pontos, o Consórcio Fla-Flu terá nota de 116,2. Já o Consórcio Maracanã Para Todos, mesmo se tiver a melhor nota e conseguir 125 pontos na proposta financeira, atingirá nota máxima total de 101 pontos.
Se seguir os passos do que fez na proposta técnica, o Consórcio Maracanã Para Todos ainda deve recorrer para tentar barrar a abertura dos envelopes com a proposta financeira na justiça. Mas é improvável que tenha êxito na tentativa. Com isso, a vitória do Consórcio Fla-Flu na licitação do Maracanã deixou de ser uma questão de “se” para ser somente de “quando”.