Libra marca reunião com Globo para negociar direitos do Brasileiro
As negociações dos direitos de transmissão da Libra já se iniciaram. De acordo com informações de Rodrigo Capelo, os times da liga enviaram uma carta à Globo para marcar uma reunião. A emissora acatou o pedido e, dessa forma, a reunião ocorrerá na próxima segunda (7). Atualmente, os principais clubes da Libra são Flamengo, Palmeiras, Corinthians e São Paulo, que pretendem contar com investimentos do fundo árabe Mubadala no “novo Brasileirão”.
Recentemente, Flamengo e Globo tiveram mais uma briga na Justiça. O Mengão ajudou o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em uma investigação por monopólio contra a emissora. Aliás, o clube não foi o único. A Ferj, assim como o Flamengo, também estão diretamente ligados nesta investigação. A polêmica envolve a rescisão contratual para a transmissão do Campeonato Carioca de 2020. Outros clubes, como Bahia, Athletico-PR e Bragantino, por exemplo, também foram consultados.
Leia mais: MRN explica: por que oferta do Mubadala é mau negócio pro Flamengo
Flamengo quer se tornar sócio da Libra
O Flamengo tem interesse em se tornar sócio dos árabes da Mubadala na Libra. O clube entende que não há necessidade em vender parte dos seus direitos por 50 anos para que receba um aporte imediato e avalia outra maneira de fechar acordo com o fundo.
Conforme o jornalista Rodrigo Mattos, o Flamengo topa ceder até 20% dos seus direitos televisivos e comerciais do Brasileirão ao fundo pelos próximos 50 anos. Porém, ao invés de receber valores entre R$ 158 milhões e R$ 316 milhões, opta por se tornar sócio do Mubadala na Libra. Ou seja, na prática, o Fla teria direito a parte dos lucros futuros do fundo árabe com todos os outros membros.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.