Libra não pode mudar divisão de dinheiro da Globo, garante Dunshee

09/04/2024, 11:20
Adesão do Fla à Libra não passou por conselho; Dunshee garante que estatuto de grupo exige unanimidade para alterar divisão de verba da Globo

Dirigentes do Flamengo foram cobrados na reunião de ontem que votou a renovação do contrato da Globo por não terem submetido ao Conselho Deliberativo a adesão do Flamengo à Libra e como poderiam garantir que a entidade não mudaria a divisão dos R$ 6,5 bilhões dos cinco anos de acordo com a Globo.

O vice-presidente jurídico, Rodrigo Dunshee de Abranches, disse que a simples adesão à Libra não precisava ser aprovada por não envolver valores financeiros, mas que agora que a Libra assinou o contrato com a Globo, com adesão do Flamengo, era preciso consultar o Conselho. Dunshee disse que as comissões de Finanças e Jurídica do Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal tiveram acesso ao estatuto da Libra, embora esse documento não tenha sido disponibilizado ao resto do conselho.

CEO da Libra declara amor ao Flamengo para convencer Conselho a aprovar Globo

De acordo com o vice-presidente, o estatuto determina que qualquer mudança sobre distribuição de recursos precisa de aprovação unânime dos membros da Libra. Desta forma, não haveria possibilidade de mudar os critérios de divisão do dinheiro da Globo sem o aval do Flamengo.

Flamengo já aceitou mudança que fez Libra retirar garantia mínima

Entretanto, o Flamengo no ano passado aceitou uma mudança que o prejudicava, abrindo mão da garantia de que receberia no mínimo o mesmo valor obtido no último contrato com a Globo caso a divisão da Libra não assegurasse esse valor. Com a queda desta garantia e a assinatura do acordo, o Flamengo pode perder até R$ 400 milhões ao longo do novo contrato, a depender de sua performance esportiva e do desempenho do pay per view.

O contrato com a Globo não explicita os critérios de distribuição do dinheiro fixo, dizendo apenas que os pagamentos serão feitos aos clubes da maneira determinada pela Libra. Atualmente, o acordo da Libra prevê a divisão da seguinte forma: 40% de forma igualitária, 30% segundo a audiência e 30% de acordo com a classificação no campeonato.


Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.