Libra cria comitê para debater unificação com a LFU

10/02/2025, 17:36
Atualizado: 10/02/2025
Troféu do Campeonato Brasileiro; 33ª rodada começa nesta quarta-feira, com Flamengo e outros jogos importantes

A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) sinaliza mais uma vez com uma tentativa de aproximação da Liga Forte União em busca da unificação dos clubes brasileiros. O bloco ao qual pertence o Flamengo realizou uma Assembleia Geral Extraordinária na última sexta-feira (7), em São Paulo, quando oficializou a criação do "Comitê de Integração de Ligas". 

O objetivo desse comitê é aproximar os blocos para a criação de uma liga unificada entre os clubes das Séries A e B do Brasileirão. As conversas começaram desta maneira em 2022, mas muitas divergências sobre a forma da divisão dos direitos de televisão dividiu as equipes em blocos comerciais. Palmeiras, Paysandu, Red Bull Bragantino e Santos lideraram as conversas na Libra para tentar a reaproximação. 

Mesmo regularizado, reforço do Botafogo não pode estrear contra Flamengo; entenda

De acordo com informações do portal Maquina do Esporte, dirigentes acreditam que uma aproximação é possível agora que os contratos de TV já foram definidos por ambos os blocos. A Libra acertou a venda dos jogos dos seus como mandantes para a TV Globo em todas as plataformas, enquanto a LFU repartiu os direitos entre Globo, Record, Youtube e Amazon Prime Video. 

Por outro lado, a validade desses contratos ser de cinco anos também estipula um prazo mínimo para a criação dessa liga. Isso porque é improvável que uma unificação seja oficializada enquanto os acordos ainda estiverem vigentes. Tempo que os dirigentes terão para atualizar discussões como mudanças no calendário, implementação fair play financeiro e mais ações para valorizar o produto do futebol brasileiro. Debates apontados como necessários para melhorar o esporte no país, além da diminuição de poder da CBF. 

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Quem já se manifestou a favor da aproximação foi o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, membro da LFU: "Recebemos com grande satisfação essa notícia. A LFU sempre defendeu a adoção da Liga Unificada e, por isso, consideramos este ato como um avanço na direção desse caminho. Juntos, os clubes são muito mais fortes. Temos convicção que essa é a melhor solução para o futebol brasileiro".

Comitês de Negócios, Gestão e mais mudanças 

A Assembleia Geral Extraordinária da Libra também instaurou comitês de negócios para os clubes das Séries A e B do Brasileirão. O grupo que representará a elite será formado por: Flamengo, Atlético-MG, São Paulo, Palmeiras, Brusque e Bahia. Já o da segunda divisão conta com os três clubes do bloco que estão no torneio: Paysandu, Remo e Volta Redonda.

Outra decisão foi a saída de Rodolfo Landim, ex-presidente do Flamengo, no Comitê de Gestão da liga. O escolhido para assumir a função é André Rocha, CEO do Red Bull Bragantino. A comissão contará com a participação de Julio Casares, presidente do São Paulo, e Roger Aguilera (presidente do Paysandu) é o novo suplente. Por fim, o empresário Silvio Matos será o diretor-executivo.


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.