Libertadores: Pedro artilheiro e Gerson melhor jogador da fase de grupos
A fase de grupos da Copa Libertadores da América chegou ao fim, e agora, as equipes se preparam para a disputa das oitavas de final. Ao fim da etapa classificatória, foram divulgados os destaques da competição, e o Flamengo tem dois representantes: Pedro e Gerson.
Gerson foi classificado como o melhor jogador entre todos da fase de grupos, disputada por 32 times. Com nota 7.93, o Coringa do Flamengo foi o destaque do portal estatístico Sofascore. Na goleada de 4 a 0 sobre o Bolívar, pela quinta rodada, o camisa 8 teve atuação irretocável e foi eleito pela Conmebol como o ‘hero of the match’.
➕ Conmebol avalia 3 estádios argentinos para final da Libertadores 2024
Pedro, por sua vez, é um dos artilheiros da competição, com cinco gols. Ele está empatado com outros quatro jogadores, mas se destaca pela frequência de tentos. O camisa 9 do Flamengo também é o segundo em participações em gols, perdendo posição apenas para Borré, do Internacional. Nota Sofascore: 7.60.
O camisa 9, inclusive, foi o responsável por definir a classificação do Flamengo para a próxima fase, visto que fez dois dos três gols sobre o Millonarios, pela última rodada da fase de grupos. Na partida em questão, o Fla só dependia de si e precisava de uma vitória para carimbar o passaporte rumo às oitavas.
O Flamengo avançou às oitavas de final em segundo lugar do Grupo E, e por este motivo, irá enfrentar alguma das equipes que se classificou em primeiro. Os possíveis adversários do Rubro-Negro são: Fluminense, São Paulo, 1º do Grupo C (a definir), Junior Barranquilla, Bolívar, Palmeiras, Atlético-MG e River Plate.
A Conmebol já definiu a data do sorteio das oitavas de final, marcado para a próxima segunda-feira, dia 3 de junho. O evento será realizado às 13h (horário de Brasília), e vai destrinchar o chaveamento da primeira fase mata-mata. As oitavas estão previstas para serem disputadas entre 14 e 21 de agosto.
Tricampeão da Copa Libertadores da América (1981-2019 e 2022), o Flamengo vai em busca do tetracampeonato. Caso alcance a Glória Eterna, o Rubro-Negro será o primeiro time brasileiro com quatro títulos continentais.