Libertadores: Palestino volta à competição sonhando com feito inédito
O Flamengo vai enfrentar Bolivar (BOL), Millonarios (COL) e Palestino (CHI) na fase de grupos da Copa Libertadores da América 2024. O Rubro-Negro é o cabeça de chave do grupo E. O chileno Palestino é provavelmente o oponente mais fágil entres os três adversários na primeira fase. Vamos conhecer um pouco mais sobre o time de Santiago.
Fundado em 1920 por imigrantes palestinos, o Club Deportivo Palestino carrega toda a carga emocional e histórica de estar ligado a uma das áreas mais conturbadas do planeta. O Chile tem a maior colônia palestina do planeta. Em seus jogos, a causa do estado palestino é um tema abordado frequentemente.
➕Libertadores: Millonarios luta contra queda de rendimento antes de estreia contra Flamengo
Se politicamente e historicamente, o Palestino tem uma trajetória rica, esportivamente a história é diferente. Clube pequeno de um país com pouca tradição no futebol, os resultados são escassos. Em mais de 100 anos de história, foram apenas dois títulos nacionais, em 1955 e 1978. Na Copa Chile, foram três taças, em 1975, 1977 e 2018. O Palestino está na Libertadores 2024 pois terminou o Campeonato Chileno 2023 em 4º lugar.
Se a história do Palestino no futebol chileno já é pobre, no âmbito continental é ainda mais rara. São apenas 48 jogos disputados na Libertadores. O clube jamais passou da primeira fase. A última participação aconteceu em 2020. Curiosamente, o maior feito do time aconteceu em 2016, quando eliminou o Flamengo nas oitavas de final da Copa Sul-americana, ao vencer por 2×1 no Brasil.
Palestino trocou de técnico, mas manteve rendimento
A campanha que levou o pequeno Palestino ao quarto lugar do Campeonato Chileno 2023 foi fruto do trabalho do técnico argentino Juan Manuel Azconzábal, que deixou o clube parea assumir o gigante Universidade de Chile. No seu lugar, entrou o chileno Pablo Sánchez, que veio do Audax Italiano. Mesmo com a troca, o time seguiu rendendo no mesmo nível e hoje é o quinto colocado na liga 2024, com quatro vitórias, dois empates e uma derrota em sete jogos.
Sanchez manteve o esquema 4-3-3, mas fez algumas trocas de nomes no tme titular. Da última escalação com Azconzábal, apenas quatro titulares seguiam no time inicial na partida mais recente, o empate em 0x0 com o Union La Calera. Recem chegado ao clube, o atacante argentino Gonzaloi Sosa, de 35 anos, é a esperança de gols. Em oito jogos, marcou três vezes e deu três assistências.