Na última quarta-feira (24), o Flamengo amargou a primeira derrota da Libertadores 2024, e foi superado pelo Bolívar por 2 a 1. O resultado complicou – e muito – a briga pelo primeiro lugar do grupo, e igualou a pior sequência de jogos sem vencer fora de casa na história do torneio.
A última vitória jogando fora de casa pela Copa Libertadores foi em agosto de 2022, na goleada de 4 a 0 sobre o Vélez Sarsfield. De lá para cá, foram seis partidas longe de seus domínios, com três derrotas e três empates.
➕ Rossi explica dificuldade do Flamengo no jogo aéreo do Bolívar
Aucas 2 x 1 Flamengo
Racing 1 x 1 Flamengo
Ñublense 1 x 1 Flamengo
Olímpia 3 x 1 Flamengo
Millonarios 1 x 1 Flamengo
Bolívar 2 x 1 Flamengo
A segunda pior sequência do Fla sem vencer fora de casa pela Libertadores foi entre os anos de 2012 a 2014 (sem participação na edição de 2013). No período citado, o time também chegou a seis jogos sem vitórias fora de seus domínios. Veja lista:
2012
Potosí 2 x 1 Flamengo (Pré-Libertadores)
Lanús 1 x 1 Flamengo
Olímpia 3 x 2 Flamengo
Emelec 3 x 2 Flamengo
* O Rubro-Negro foi eliminado na fase de grupos
2014
León 2 x 1 Flamengo
Bolívar 1 x 0 Flamengo
* Flamengo eliminado na fase de grupos
Na campanha do título de 2019, o fator ‘fora de casa’ também não foi um grande aliado, e o Fla amargou uma sequência de cinco jogos sem vitórias. De LDU, na fase de grupos, até Grêmio, na semifinal, foram duas derrotas (LDU e Emelec) e três empates (Peñarol, Internacional e Grêmio).
Flamengo na Libertadores 2024
Com a derrota para o Bolívar, o Mengo se manteve na segunda colocação do grupo E, com quatro pontos. O resultado complicou a matemática para buscar o primeiro lugar, visto que o Fla não depende mais apenas de si para encerrar a fase de grupos no topo da tabela.
O Rubro-Negro, agora, tem a obrigação de vencer os seus jogos em casa, e ainda precisa contar com um tropeço do Bolívar para dar sorte em uma combinação de resultados. Vale destacar que o primeiro lugar do grupo dá vantagem de decidir em casa as fases mata-mata.
Próximos compromissos
Pela Copa Libertadores, o Fla só volta a campo no dia 7 de maio, para enfrentar Palestino, novamente fora de casa. Depois, encara duas partidas em sequência no Maracanã, contra Bolívar e Millonarios.
Enquanto isso, o Fla disputa o Campeonato Brasileiro, e já retorna aos gramados no domingo (28). O Rubro-Negro vai enfrentar o Botafogo, em jogo válido pela quarta rodada. A partida será disputada no Maracanã, às 11h (de Brasília).