Libertadores começa com sorteio; saiba tudo sobre competição

27/03/2023, 06:00
Taça da Libertadores no Maracanã; Conmebol realiza o sorteio nesta segunda e Flamengo conhecerá os adversários da fase de grupos

O Flamengo dá largada à busca pelo bicampeonato consecutivo e tetracampeonato geral da Libertadores. Nesta segunda-feira (27), às 21h, a Conmebol realizará o sorteio que definirá os grupos do principal torneio da América do Sul.

Como atual campeão, o Flamengo é o único clube com posição pré-definida no sorteio e será o cabeça de chave do Grupo A. Vale lembrar que clubes do mesmo país não podem estar no mesmo grupo. Contudo, clubes que classificaram via pré-Libertadores não estão incluídos nesta regra.

Leia mais: Conmebol anuncia lançamento de álbum de figurinhas da Libertadores

Como funciona o sorteio?

As 32 equipes são divididas em quatro potes de acordo com a posição no ranking da Conmebol. O Flamengo enfrentará um time de cada pote. Em caso de um time brasileiro ser sorteado para o grupo do Mengão, por exemplo, o time será remanejado e um outro clube será sorteado.

Dois clubes brasileiros disputaram a pré-Libertadores: Atlético-MG e Fortaleza, mas apenas um chegou à fase de grupos. O Atlético se classificou após confronto com o Carabobo, da Venezuela, e é o único clube brasileiro que pode dividir grupo com o Flamengo na Libertadores.

Veja quais são os potes:

Pote 1Pote 2Pote 3Pote 4
FlamengoLibertad (PAR)Bolívar (BOL)Liverpool (URU)
River PlateAtlético Nacional (COL)The Strongest (BOL)Deportivo Pereira (COL)
PalmeirasInternacionalMelgar (PER)Ñublense (CHI)
Boca JuniorsBarcelona de Guayaquil (EQU)Alianza Lima (PER)Patronato (ARG)
NacionalRacing (ARG)Argentinos Juniors (ARG)Independiente de Medellín (COL)
AthleticoCorinthiansMetropolitanos (VEN)Atlético-MG
Independiente Del Valle (EQU)Colo-Colo (CHI)Aucas (EQU)Cerro Porteño (PAR)
Olímpia (PAR)FluminenseMonagas (VEN)Sporting Cristal (PER)

Quais são as datas da Libertadores?

A primeira rodada da fase de grupos será disputada na semana que vem. No total, a primeira fase do torneio dura mais de dois meses. Sendo assim, a última rodada será disputada na semana de 25 de junho.

Em seguida, os dois melhores de cada grupo se classificam para fase mata-mata. As oitavas de final, quartas de final e semifinais acontecerão entre os dias 21 de julho e 4 de outubro. A grande final da acontece no dia 11 de novembro e a Conmebol escolheu o Maracanã para sediar o jogo decisivo. Portanto, o Flamengo pode vencer a Libertadores em casa em 2023.

Até quando vai a inscrição de jogadores?

O Flamengo deve apresentar a lista de jogadores até 72 horas antes do primeiro jogo. Para inscrever novos jogadores de fora do Brasil, é preciso que eles estejam regularizados antes do fechamento da janela, no próximo dia 3 de abril.

É permitido substituir cinco jogadores antes das oitavas de final e outros três antes das quartas e da semifinal. Por outro lado, o regulamento não permite alterações na lista antes da decisão. Além disso, é preciso respeitar o prazo de 72 horas em todas as fases.

Quem transmite a Libertadores?

Após 3 anos no SBT, a Libertadores da América está de volta à TV Globo, que será a única a fazer a transmissão na TV aberta. Já na TV fechada, a transmissão será da ESPN. Em alta nas transmissão esportivas, as plataformas de streaming também estarão presentes na maior competição do continente.

A ESPN também exibirá partidas pelo streaming Star+. Outro streaming, o Paramount+, também estreia na Libertadores, em substituição ao Facebook Watch. O último, aliás, fez um grande investimento para as transmissões. O canal contará com o narrador João Guilherme e o jornalista PVC na função de comentarista, por exemplo.

Além disso, o aplicativo OneFootball também terá um pacote de transmissão, mas tem direito apenas a vídeos de melhores momentos com um pequeno atraso em relação ao tempo real. A Conmebol TV, pay per view da Conmebol, não transmitirá partidas desta edição. A distribuição de quem transmitirá quais jogos da fase de grupos será definida após o sorteio.


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.