Libertadores: De técnico e time novos, Bolivar quer ir além do domínio local

O Flamengo já conhece os três adversários na fase de grupos da Copa Libertadores da América 2024. O Rubro-Negro vai disputar duas vagas no grupo E com Bolivar (BOL), Millonários (COL) e Palestino (CHI). Os três clubes já estão jogando seus campeonatos nacionais. Veja como ostá o Bolivar, maior clube boliviano, que joga em La Paz.
➕Zico analisa grupo do Flamengo na Libertadores: ‘É absurdo…’
O Club Bolivar é o maior time de futebol da Bolívia. Fundado em 1925, tem a maior torcida e domina o cenário em número de títulos no âmbito nacional. No total, são 30 campeonatos conquistados. Como comparação, The Strongest (16) e Jorge Wilsterman (15) juntos somam 31 taças. O Bolivar joga no estádio Hernando Siles, em La Paz, a 3600 metros, com capacidade para 41 mil pessoas.
Desde 2021, o Bolivar tem um acordo operacional com o grupo City. Mas ao contrário de outros cubes pelo mundo, o time boliviano não foi adquirido pela holding dos Emirados Árabes Unidos. No caso do Bolivar, o clube paga ao Grupo City para receber consultoria e profissionais da hoilding.
Bolivar mudou o técnico e sete titulares desde a última Libertadores
Em campo, o Bolivar segue dominando o cenário local. Com 13 pontos, o clube tem a melhor campanha geral do Boliviano 2024. Nos últimos cinco jogos, foram três vitórias, um empate e uma derrota. O time em campo mudou bastante desde a última aparição na Libertadores.
Contra o Inter, na derrota por 2×0, pelas quartas de final, no Beira Rio, o Bolivar foi a campo num 3-5-2 com Lampe, Bentaberry, Ferreyra, Sagredo; Bejarano, Justiniano, Villamil, Palito Rodriguez; Bruno Sávio, Fernandez, Chico. Já no jogo mais recente, a vitória por 2×1 sobre o Jorge Wilsterman, o Bolivar formou num 4-4-2. Apenas quatro jogadores seguem titulares. O técnico mudou também. Saiu o espanhol Beñat San José e entrou o argentino Flávio Robatto.
Individulamente, os destaques são o meio-campista Fernando Saucedo, de 34 anos, que tem seis gols e uma assistência em 41 jogos com a camisa celeste. Outro destaque é o atacante também boliviano Carmelo Algaranaz, de 28 anos, que marcou 16 gols e deu quatro assistência em 52 jogos. Também merecem destaque o atacante brasileiro Bruno Sávio e o atacante boliviano Erwin Vaca.