Libertadores 2025: saiba como chegam os adversários do Flamengo

Atualizado: 17/03/2025, 21:54
Diego Alves e Diego Ribas levantando a taça de campeão da Libertadores pelo Flamengo

Na noite desta segunda-feira (17), foi realizado o sorteio da fase de grupos da Conmebol Libertadores 2025. Tricampeão, o Mengão caiu no Grupo C, com LDU (Equador), Deportivo Táchira (Venezuela) e Central Córdoba (Argentina).

Flamengo vence Palmeiras nos pênaltis e conquista bicampeonato inédito da Libertadores Sub-20

Mais uma vez o Mais Querido terá a altitude como um obstáculo. Os 2.850 m de Quito, no Equador serão um desafio a mais para o time de Filipe Luís. Além disso, o elenco fará longas viagens para a capital equatoriana e para o interior da Venezuela. O adversário argentino está localizado no norte do país e não deve ser uma viagem tão desgastante.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Definidos os adversários, o MundoBola Flamengo faz um levantamento de como as equipes se classificaram para a Libertadores e o atual momentos dos times que estarão do Mais Querido.

LDU (Equador)

Imagem
Foto: Divulgação/LDU

A LDU (Liga Deportiva Universitaria) é uma equipe bastante tradicional no cenário sul-americano. Campeão da Libertadores em 2008, em cima do Fluminense e Bicampeão da Copa Sul-Americana, o time equatoriano se classificou para a atual edição do principal torneio do continente ao vencer o Campeonato Equatoriano de 2024. No ano passado, foi eliminada na fase de grupos do torneio.

Vindo do Pote 2 no sorteio, a LDU disputou apenas seis jogos oficiais em 2025, com duas vitórias, três empates e uma derrota, sofrida no último domingo (16) para o Emelec, outra equipe equatoriana que já esteve no caminho do Mengão na Libertadores. Atualmente a Liga de Quito é a quinta colocada do Equatoriano.

O experiente goleiro Alexander Domínguez é a principal referência da LDU, que se destaca por ter um sistema defensivo sólido. A equipe sofreu apenas um gol nas quatro primeiras rodadas do campeonato nacional.

A altitude de Quito, a 2.850 metros acima do nível do mar, sempre impõe desafios para os clubes brasileiros. Nas duas edições nas quais o Mengão enfrentou a LDU, o Rubro-Negro chegou à final.

Em 2019, uma vitória por 3 a 1 no Rio e uma derrota por 2 a 1 no Equador. O Mengão acabou campeão naquele ano. Em 2021, vitória rubro-negra na altitude, por 3 a 2 e empate no Maraca por 2 a 2; Mais Querido acabou vice-campeão naquela edição.

Deportivo Táchira (Venezuela)

Imagem
Foto: Divulgação/Deportivo Táchira

O Deportivo Táchira Fútbol Club foi o sorteado do Pote 3 para o grupo do Flamengo. A equipe se classificou após conquistar o Campeonato Venezuelano. Em 2024, foi eliminada na fase de grupos, assim como a LDU. 

Sem jogadores renomados em seu elenco, o Táchira ocupa a vice-liderança do Campeonato Venezuelano, igualando-se ao La Guaira com 15 pontos. O time acumula quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota.

Em tese, é um adversário bem acessível para o Mengão, já que a altitude não será um problema, embora seja uma viagem longa para a cidade de San Cristóbal.

Central Córdoba (Argentina)

Imagem
Foto: Divulgação/Central Córdoba

Apesar de ser um adversário argentino, esta será a primeira participação do Central Córdoba na Libertadores. Conquistou a vaga após vencer a Copa da Argentina. Vindo do Pote 4, não deve causar muita dor de cabeça ao Mais Querido, além de não ser uma viagem de longa distância.

Atualmente, a equipe ocupa a sétima posição do Grupo A na primeira fase da competição. No elenco atual, não há nenhum jogador que seja conhecido pelo torcedor brasileiro.

O Flamengo tem tudo para fazer uma grande primeira fase e passar como o primeiro colocado geral da Libertadores. A fase de grupos acontece dos dias 2 de abril até 28 de maio.

 

 

 

 


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.