Libertadores 2025: CBF quer Mané Garrincha como palco da final

13/12/2024, 13:14
Atualizado: 13/12/2024
Estádio Mané Garrincha, em Brasília

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou um ofício nesta terça-feira (10) para a CONMEBOL, visando defender Brasília como sede da final única da Copa Libertadores 2025, no Estádio Mané Garrincha. Alejandro Domínguez, presidente da federação sul-americana, disse recentemente que a decisão do torneio poderia retornar ao Brasil

A justificativa para Brasília sediar a decisão da Libertadores, é pautada pela malha aérea mais viável entre cidades brasileiras e da América do Sul, estrutura dos hotéis da capital do Brasil e de não possuir conflitos de calendário com o dia a dias dos clubes brasileiros.

Renovação de Pulgar: Flamengo oferece aumento, mas empresário acha pouco e recusa

No sorteio do Super Mundial de Clubes de 2025, o presidente da CONMEBOL disse sobre os possíveis locais da grande decisão da próxima Libertadores da América.

"Até agora duas cidades fizeram propostas para ser sede da próxima final: Montevidéu e outra em Brasília. Mas até agora não tem documento nenhum, só de palavra", revelou o presidente da federação.

Histórico do Flamengo no Mané Garrincha

O Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, é gramado já conhecido pelo Flamengo. Toda partida do Rubro-Negro no estádio tem sua capacidade máxima de torcedores. Desde a reinauguração em 2013 para a Copa do Mundo no Brasil, o Flamengo vem jogando partidas com frequência em Brasília, seja pelo Campeonato Carioca, Brasileirão, Libertadores e Supercopa do Brasil.

Confira as estatísticas do Flamengo jogando no Mané Garrincha (Desde 1976, primeira partida do Rubro-Negro no estádio), segundo o site Fla Estatística.

Jogos: 73
Vitórias: 40
Empates: 24
Derrotas: 9

Gols marcados: 124
Gols sofridos: 62
Maior Goleada: Flamengo 5 x 1 Olímpia (PAR) pela Copa Libertadores (18/08/2021)

Em 2024, Fla só jogou uma vez no Mané Garrincha

Normalmente o Flamengo costuma jogar cerca de 3 partidas na capital do Brasil. Contudo, neste ano o Mais Querido jogou apenas uma vez no estádio. Como mandante, o Flamengo enfrentou o Criciúma pelo Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro venceu a partida por 2 a 1, com um raro e bizarro pênalti cometido pelo zagueiro da equipe catarinense.

O estádio há 11 anos, também foi palco da despedida de Neymar pelo Santos em partida contra o Flamengo. O jogo terminou empatado em 0 a 0 e foi curiosamente a estreia de Gabriel Barbosa no futebol profissional vestindo a camisa santista. Flamengo e Gabigol estavam conectados há muito tempo e ninguém imaginava isso na época.


Compartilhe