Levantamento coloca Matheus Sávio próximo de Messi em índice relevante
Revelado pelo Flamengo e destaque do Kashiwa Reysol, do Japão, Matheus Sávio está entre os melhores do mundo na temporada quando o assunto é criação de chances. Levantamento do Football Observatory (CIES), publicado no início de outubro, aponta o Garoto do Ninho como o oitavo jogador que mais cria oportunidade de gol fora das top-5 ligas da Europa, com índice próximo ao de Lionel Messi.
Para chegar ao índice de criação de chances, o CIES analisa: a frequência de passes que levam a um gol ou a uma chance clara, passes feitos para assistência de parceiro (pré-assistência), além de passes que rompem a linha defensiva adversária receptados por um companheiro. Matheus Sávio é o oitavo da lista fora das cinco maiores ligas europeias com 87,7. Número que o coloca entre os melhores no geral.
➕ Gabigol discursa no vestiário ao completar 300 jogos no Flamengo
Messi é o melhor do quesito, com 98,2 de índice de criação de oportunidades. Mas o índice de Matheus Sávio não está muito longe do argentino oito vezes do melhor do mundo, são 10,5 de diferença, sendo que o meia ex-Flamengo fez 36 jogos na temporada, enquanto Messi disputou 28.
10 melhores jogadores em criação de chances fora do ‘big five’ da Europa
- Lionel Messi (Inter Miami-EUA)- 98,2
- Iñigo Vicente (Racing Santander- ESP)- 94,4
- Riqui Puig (Los Angeles Galaxy- EUA)- 94
- Akram Afif (Al Sadd- QAT)- 94,4
- Berbars Natcho (FK Partizan- SRB)- 92,4
- Moussa Diaby (Al Ittihad- SAU)- 92,4
- Milot Rashica (Besiktas- TUR)- 90,3
- Matheus Sávio (Kashiwa Reysol- JAP)- 87,7
- Joey Veerman (PSV- HOL)- 87,6
- Luciano Acosta (FC Cincinnati- EUA)- 87,6
A lista geral tem poucas mudanças, sendo a principal a liderança de João Neves, do PSG, com 99,4 de índice. Além do meio-campista português, outros cinco jogadores entram no ranking ao analisar todos os campeonatos, o que significa que Matheus Sávio está na 14ª posição em todo o mundo quando o assunto é criar oportunidade de gols para o seu time.
Melhores do mundo em criação de chances
- João Neves (PSG- FRA)- 99,4
- Lionel Messi (Inter Miami-EUA)- 98,2
- Iñigo Vicente (Racing Santander- ESP)- 94,4
- Cole Palmer (Chelsea- INGL)- 94,3
- Riqui Puig (Los Angeles Galaxy- EUA)- 94
- Akram Afif (Al Sadd- QAT)- 94,4
- Berbars Natcho (FK Partizan- SRB)- 92,4
- Moussa Diaby (Al Ittihad- SAU)- 92,4
- Milot Rashica (Besiktas- TUR)- 90,3
- Romano Shcmid (Weder Bremem- ALE)- 90,9
- Lámine Yamal (Barcelona- ESP)- 90,3
- Álex Baena (Villarreal-ESP)- 90,2
- Iago Aspas (Celta de Vigo-ESP) 89,9
- Matheus Sávio (Kashiwa Reysol- JAP)- 87,7
Kashiwa Reysol de Matheus Sávio está sofrendo no Campeonato Japonês
O bom momento que Matheus Sávio vive na carreira tem ajudado o Kashiwa Reysol a escapar de rebaixamento no Japão, e nesta temporada não está sendo diferente. A equipe do Garoto do Ninho é a atual 16ª colocada da J1 League e está a seis pontos da zona do rebaixamento.
Foi o meia ex-Flamengo, aliás, que encerrou a sequência de seis jogos sem vencer que fazia o Z3 se aproximar. Ele marcou o gol da vitória sobre o Yokohama Marinos, neste sábado (5), e garantiu um pouco de tranquilidade na tabela restando seis rodadas para o fim.
Matheus disputou 36 partidas noa ano e soma oito gols e oito assistências. Números que o fazem o segundo goleador do time, líder em passe para gols e disparado o melhor no somatório de participações diretas.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.