Lesão de Pedro foi erro do DM? Fisioterapeuta diz que não
Pedro, certamente, fará falta ao Flamengo até o final do ano e no início de 2025, já que deve voltar para o meio da próxima temporada. Mas ainda existem dúvidas acerca de como o atleta teria tido uma nova lesão logo após a recuperação do problema muscular e os torcedores fazem algumas especulações e tentam apontar dedos, seja para o clube ou para a Seleção Brasileira, onde a lesão aconteceu. Por isso, o Mundo Bola procurou um especialista.
O fisioterapeuta Hector Pelerano deu seu parecer sobre a lesão do artilheiro e uma possível correlação dessa lesão com a anterior, já que chamou atenção que após se recuperar das dores no músculo posterior da coxa, Pedro jogou uma partida contra o Corinthians, e no treino seguinte, pela Seleção, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
➕Depay fecha com Corinthians e minimiza opções do Flamengo
O comentarista Zinho, por exemplo, disse acreditar que o Flamengo teria forçado o retorno do centroavante antes da hora contra o Corinthians, o que teria ajudado a ocasionar uma nova lesão pelo esforço físico no treino. No entanto, o fisioterapeuta negou que o clube possa ter tido qualquer culpa na ruptura.
Pedro voltou aos gramados no tempo mínimo de recuperação
Em contato com o Mundo Bola, Hector Pelerano explica que Pedro retornou aos gramados no tempo mínimo de recuperação, isentando a responsabilidade do Departamento Médico do Flamengo. A lesão muscular aconteceu no dia 15 de agosto, contra o Bolívar, e o jogador voltou a atuar no dia 1º de setembro.
“Flamengo não costuma divulgar grau de lesão, mas temos com certeza grau 1, que dura de duas a três semanas de recuperação. Se recuperou no tempo mínimo, tanto que conseguiu jogar todo o primeiro tempo e metade do segundo. Imagino que estava programado para não jogar os 90, mas por questão de condicionamento físico. Normal para um atleta que está voltando de uma contusão”, inicia Hector.
Hector, portanto, afirma ser impossível afirmar que uma lesão muscular já recuperada poderia exercer influência numa ruptura ligamentar.
“A gente não tem como correlacionar diretamente que uma lesão muscular, após a sua recuperação, teria relação com uma possível lesão articular que teria depois”, crava o profissional.
Rompimento de ligamento pode acontecer ao levantar de sofá
Hector Pelerano explica como o ligamento cruzador anterior do joelho pode se romper, e diz que é possível acontecer em movimentos mínimos. Ele compartilha a história de um paciente que se lesionou ao fazer o simples movimento de se levantar do sofá. Além disso, afirma que independe do estado físico do jogador.
“Existe um mecanismo para o ligamento cruzado anterior romper, e pode acontecer independentemente do estado físico do atleta. Já tive paciente que rompeu esse ligamento sentado no sofá. Foi levantar, fez um giro para olhar para a lateral com o pé fixo no chão, rompeu. Algo simples, sem nenhum trauma ou impacto”, compartilha Hector.
Outra forma de romper o ligamento é por uma pancada, como no caso de Matías Viña, que também só retorna em 2025.
“Também pode ocorrer por um trauma direto. Pode ter tido um trauma na lateral do joelho parecido como foi com o Viña, que rompeu o mesmo ligamento”, explica.
Por fim, o fisioterapeuta classifica a lesão de Pedro como uma tremenda ‘fatalidade’ que não tem culpa nem do Flamengo, e nem da Seleção Brasileira.
“Lesões musculares, a gente consegue dizer que um bom controle de carga e de minutagem dá uma boa condição de prevenção de lesão. Mas nesse tipo de lesão, de ruptura do ligamento, envolve muita fatalidade. Pode acontecer sem necessariamente estar cansado, fadigado. Não tem como correlacionar”, finaliza.
Dorival Jr diz que Pedro se lesionou sozinho
Em coletiva de imprensa, o técnico da Seleção Brasileira, Dorival Jr, afirmou estar perto no momento, assim como Juan, e pôde presenciar como a lesão aconteceu. Assim como explica Hector Pelerano, sobre a ruptura ocorrer repentinamente com movimentos mínimos, Dorival comprova contando que o Camisa 9 do Flamengo estava sozinho com total controle da bola.
“Primeiramente lamento profundamente tudo que tem acontecido desde ontem. Nós analisamos várias vezes as imagens e infelizmente o Pedro, no primeiro lance do treino, teve uma lesão sozinho. Ele estava absoluto na bola, e num movimento o pé acabou travando no chão e fez tipo um chicote”, explica Dorival.
Internamente, o Mundo Bola apurou que o Flamengo entende como uma “covardia” quando apontam dedos para o clube ou para a Seleção Brasileira por uma lesão ligamentar.
Existe a possibilidade de pedir indenização, mas o posicionamento interno desse entendimento do clube mostra que isso pode não acontecer.