Lesão de Danilo gera dilemas para Filipe Luís e complica setor defensivo do Flamengo

Atualizado: 21/07/2025, 20:28

Danilo teve lesão muscular confirmada nesta segunda-feira (21) após deixar o clássico contra o Fluminense com dores. O problema não foi considerado simples, e o prazo de recuperação desencadeia uma série de complicações para o Flamengo em meio a uma maratona decisiva.

Danilo lesionado, Plata, Pulgar e mais: Flamengo atualiza situação do DM

O diagnóstico apontou uma lesão grau 2 no músculo posterior da coxa direita. O zagueiro já iniciou tratamento no departamento médico, mas a estimativa é de que ele desfalque a equipe por aproximadamente 30 dias. Nesse período, o defensor pode perder até nove partidas, entre compromissos pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. O prazo de retorno foi publicamente primeiramente pelo jornalista 'Bruno Lemos'.

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

+18 | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Com esse prazo de recuperação, Danilo pode ficar fora até a metade de agosto. A possível volta seria apenas no duelo de volta das oitavas de final da Libertadores contra o Internacional ou até mesmo no jogo contra o Vitória, depois do mata-mata do torneio continental. 

Possível calendário rubro-negro sem Danilo

23 de julho – Bragantino x Flamengo (Campeonato Brasileiro)
27 de julho – Flamengo x Atlético-MG (Campeonato Brasileiro)
31 de julho – Flamengo x Atlético-MG (Copa do Brasil)
3 de agosto – Ceará x Flamengo (Campeonato Brasileiro)
6 de agosto – Atlético-MG x Flamengo (Copa do Brasil)
9 de agosto – Flamengo x Mirassol (Campeonato Brasileiro)
13 de agosto – Flamengo x Internacional (Libertadores)
16 de agosto – Internacional x Flamengo (Brasileirão)
20 de agosto – Internacional x Flamengo (Libertadores)
23 de agosto – Flamengo x Vitória (Campeonato Brasileiro)

Problema além da zaga

A ausência de Danilo chega em um momento delicado. No clássico contra o Fluminense, Filipe Luís precisou improvisar: Léo Pereira atuou na lateral esquerda e Varela, que vinha sendo usado improvisado pelo lado esquerdo, voltou à direita por conta da iminente saída de Wesley, negociado com a Roma. Ao mesmo tempo, Ayrton Lucas e Alex Sandro seguem no departamento médico.

Matías Viña está sendo relacionado, mas continua em processo de retomada física após a grave lesão. Segundo o próprio Filipe Luís, o uruguaio ainda não está pronto para suportar a intensidade de um jogo inteiro, principalmente no Brasileirão. Até agora, tem sido utilizado apenas nos minutos finais e ainda não é visto como opção para iniciar uma partida.

Sem Danilo, Filipe Luís tem apenas dois zagueiros titulares e saudáveis para a sequência da temporada: Ortiz e Léo Pereira. Isso significa que, para manter Léo Pereira improvisado na lateral esquerda, o treinador precisa escalar um dos jovens zagueiros da base no time titular: João Victor ou Cleiton.

Essa aposta na base, embora necessária, é considerada arriscada pela falta de rodagem dos garotos em jogos de alta pressão. Isso significa que a solução pode ser ir ao mercado contratar mais um zagueiro para o elenco. 

Danilo desfalca Flamengo em momento decisivo 

Danilo ainda não se firmou como titular absoluto do Flamengo, muito pelo bom momento da dupla Léo Ortiz e Léo Pereira. Mas isso não faz do experiente defensor um nome menos importante do elenco.  Danilo disputou 17 partidas desde que chegou ao Rubro-Negro, sendo 14 como titular, marcou 3 gols e deu 1 assistência. 

O Flamengo briga pela liderança do Brasileirão, disputa uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil com o Atlético-MG e enfrenta o Internacional pelas oitavas da Libertadores. A ausência do zagueiro é uma baixa considerável nos planos do clube para seguir forte nas três competições.


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.