León apela à CAS e busca voltar ao grupo do Flamengo no Mundial

04/04/2025, 20:54
Atualizado: 04/04/2025
James Rodriguez, do León, dá instruções durante a partida da 13ª rodada entre León e Pumas UNAM, como parte do Torneo Clausura 2025 da Liga MX, no Estádio León, em 30 de março de 2025, em León, México.

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) anunciou nesta sexta-feira (4) que julgará, no próximo mês, o recurso apresentado pelo Club León contra a decisão da Fifa, que o baniu do Grupo D do Mundial de Clubes, que conta com o Flamengo.

Perfil oficial do Mundial de Clubes destaca vitória do Flamengo na Libertadores

A punição foi imposta com base em um regulamento da entidade que impede a participação de clubes com o mesmo proprietário. O León e o Pachuca, considerados "clubes-irmãos" por pertencerem ao mesmo grupo empresarial, foram afetados pela decisão.

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Ambos recorreram de forma separada, e o CAS confirmou que o León apresentou um recurso adicional diretamente contra a decisão do Secretário Geral da Fifa, com o objetivo de reverter a exclusão.

De acordo com o jornal mexicano "Record", a decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) sobre o caso do Club León deve ser divulgada na semana do dia 5 de maio. Com esse prazo, a Fifa estima que o impasse será resolvido dentro de aproximadamente um mês.

Enquanto aguarda o julgamento, a Fifa já planejou uma solução alternativa: caso a decisão seja mantida, será realizada uma partida de playoff entre o Los Angeles FC, dos Estados Unidos, e o Club América, do México, para definir o classificado.

Time da Costa Rica segue disputando a vaga

Outro interessado na vaga é o Alajuelense, da Costa Rica. O clube apresentou um pedido formal à Fifa e está disposto a atender aos critérios financeiros impostos, incluindo o pagamento de pelo menos US$ 9,55 milhões, além da participação na divisão do prêmio total do torneio, estimado em US$ 1 bilhão.

A audiência sobre o caso do Alajuelense está marcada para o dia 23 de abril, em Madri, mas é tratada com menor prioridade diante do recurso do León.